Capítulos 97 a 102

97


Gaspar e Estela argumentam, junto a Letícia, que ela foi precipitada ao terminar o relacionamento com François. Letícia responde que não se sentiria segura com François pois não pode começar uma relação baseada em mentiras e segredos. Franchico mostra a Gaspar o mapa da área para a construção do parque aquático e ele aprova. Letícia se abre com Estela a respeito de sua vida afetiva, deixando entender que vive uma frustração por não ter aproveitado uma oportunidade de amor, no passado. Ramiro diz para Samuel que viu Letícia e François se beijando e que por isso vai desistir de lutar pelo amor da empresária. Samuel comemora, mas Ramiro é incapaz de disfarçar a tristeza. Em casa, Ramiro faz declarações de amor para Serena e jura ficar com ela para sempre. No meio da noite, entretanto, enquanto dorme, o pescador murmura o nome de Letícia, apaixonadamente. Serena sai do quarto e caminha pela casa, transtornada. Na cozinha, ela pega um facão e sai de casa, vestindo apenas camisola. Amanhece. Todos na casa de Ramiro ficam intrigados devido ao desaparecimento de Serena. Enquanto isso, na mata, ela corta galhos de coqueiros, enfurecida e machucada. Samuel e Bujarona saem para começar a procurar pelas sobreviventes do naufrágio, em segredo. Franchico tenta convencer François a pintar o retrato de Estela. François dá a entender que não vai se submeter a este tipo de arte inferior. Ele deixa claro, também, que está com relações estremecidas com os Velasquez. Isabel simula um ataque de clarividência e pergunta se o rompimento entre François e Letícia tem ligação com uma certa aldeia de pescadores. Franchico, histriônico, perturba François ao enfatizar os supostos dons sobrenaturais de Isabel. Para ficar livre de Isabel e Franchico, François aceita pintar o retrato de Estela. Serena chega à aldeia carregando uma braçada de galhos de coqueiro. Ela os joga em cima de Ramiro e diz que, com o material, ele deve reconstruir seu ninho de amor, a cabana que ela queimou no passado.





98

Serena se tranca no quarto e Ramiro fica furioso. Ramiro chega a pegar um machado para arrombar a porta, mas não é necessário porque ela sai do quarto e o enfrenta. Serena expulsa Ramiro de casa e diz que o ouviu chamar por Letícia enquanto dormia. Antes que Ramiro vá embora, Serena faz um discurso comparando-se com Letícia, não para desvalorizar a outra, mas para expor que as circunstâncias sociais nunca permitiriam que fosse uma disputa justa e que ela, por assumir o papel de dona de casa e pobre, não possuía os encantos e fascínios da rica empresária. Ramiro vai embora e pede a Cassiano para cuidar de Serena Açucena, pois ele pretende cuidar da própria vida. Bujarona e Samuel encontram uma casa rudimentar na Praia da Ponta Branca. Eles adentram o imóvel e estranham a existência de uma geladeira sofisticada. Divina (Míriam Pires) chega e os ameaça com uma arma. Eles a acalmam e dizem que querem apenas algumas informações. Quando Divina percebe que o assunto se direciona para o misterioso acidente do veleiro, retomada a arma e os ameaça. Samuel menciona que a sobrevivente do veleiro pode retribuir com um bom presente se ela ajudá-los a encontrar pistas sobre a fortuna perdida e a criança desaparecida. Divina apenas entrega a eles uma carta da mulher que sobreviveu ao acidente com a embarcação e pede que eles saiam.  Ester consola Serena e limpa seus ferimentos. Serena conversa com os filhos e explica que o casamento acabou mas eles devem respeitar Ramiro como pai. Explica, ainda, que a vida seguirá em frente e eles três sustentarão a casaManuela e Pitanga procuram por Bujarona na casa de Ester e esta as trata mal. Letícia conta a Estela a sua história com Ramiro e diz que já superou este passado, pois nunca poderia ser feliz com o pescador, inclusive porque ele está casado e tem filhosEstela diz a Letícia que ela precisa viver esse amor, nem que seja para se livrar das dúvidas que ainda pairam. Samuel Bujarona decidem ir para o mar.





99

Isabel diz a Vítor que François aceitou pintar o quadro de EstelaBujarona conta a Pitanga que passeou de barco. Samuel consola Serena. Firme, ela garante que vai seguir em frente e encontrar novas motivações para viver, apesar do fim do casamento. Samuel fica revoltado e tenta demovê-la da atitude, mas ela se mostra irredutível. Vítor convence Estela a posar para o quadro de FrançoisCassiano e Açucena sofrem com a ausência de Ramiro. Eles fazem questão de falar sobre o pai durante o jantar, mas Serena pede que eles mudem de assunto. No dia seguinte, Estela posa para FrançoisCassiano encontra Ramiro construindo uma cabana no Vale Alegre e tenta convencê-lo a voltar para casa, sem sucesso. Ramiro nega que a culpa da separação seja de Letícia e deixa claro que ela tem um novo namorado e sequer se lembra dele. Discutindo com SerenaCassiano acaba revelando a Açucena que Ramiro foi amante de Letícia. Açucena fica revoltada com a revelação do caso de Ramiro e Letícia. Com o pretexto de levar uma caixa de ferramentas para o amigo, Samuel decide procurar Ramiro e tentar convencê-lo a voltar para casa.




100

Serena diz a Cassiano que ele não deveria ter contado nada a Açucena a respeito do caso entre Ramiro e LetíciaAçucena fala para Dalila que vai contar a verdade a Vítor e decidi matar aula para procurá-loSamuel consola Ramiro e o ajuda a construir a cabanaGaspar vê François deixando Estela em casa e fica com ciúmes. Ela mente que o encontrou por acaso enquanto fazia compras e por isso aceitou uma carona. Açucena procura Vítor na empresa, mas não o encontra. Ela fica frente a frente com Letícia e a cumprimenta com olhar desafiador. Depois, vai com Dalila para a sala de Davi e tem uma crise de choro. Letícia fica intrigada com a presença do Açucena no estaleiro. Estela relata para Vítor que Gaspar ficou com ciúmes dela e François. Vitor diz a Estela que ela não deve faltar à sessão de pintura com François pois o quadro precisa ficar pronto a tempo. Dessa forma, ele se oferece para inventar uma história para o avô, a fim de que não seja necessário que no dia seguinte Estela vá ao cartório com Gaspar para marcarem a data do casamento. Davi conta a Letícia que Ramiro e Serena se separaram. Isabel faz fofocas sobre o relacionamento de Gaspar e Estela para uma amiga. Vítor diz a Açucena que já sabia sobre Letícia e Ramiro e que os pais, frustrados, querem apenas prejudicar a vida dos filhos para torna-los também pessoas frustradas. Fingindo-se de apaixonado, ele a faz prometer que nada vai separá-los novamente.



101


Dalila flagra Vítor e Açucena se beijando. Açucena diz a Dalila que ninguém vai impedir que seu amor com Vitor se concretize. Serena sente saudades de Ramiro. Samuel escreve uma carta para Maria Soledad e Ester fica cismada. Vítor simula estar falando com Estela ao telefone e que ela está dizendo que não poderá ir ao cartório com Gaspar devido a um imprevisto. Vitor se diverte criando desconfiança em Gaspar a respeito do comportamento de Estela. François desconfia dos projetos de Franchico. Gaspar pede para Plínio ir à casa de François com o pretexto de procurar Franchico, mas orienta que na verdade ele deve estar muito atento à casa, em busca de alguam presença inusitada. Plínio chega à casa de François e fica decepcionado ao ver Estela na mesa do café da manhã com o arquiteto. A cantora corre e se esconde atrás de uma pilastra. Plínio mente para François que está em busca de Franchico e é informado de que o malandro já saiu. Serena procura Ramiro.



102

Ramiro é seco com SerenaVítor diz a Bonfim que Davi irá acompanhá-lo ao jantar com os alemães. Ramiro leva Serena para casa. Franchico despista Gaspar para que ele não encontre Estela com FrançoisGaspar conta a Franchico que seu antigo sócio morreu. Ramiro diz a Serena que continuará a sustentar a casa mesmo de longe e ela rejeita a proposta. Ramiro fala para Samuel que ele será o novo líder dos pescadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.