Personagens




Ramiro Soares (Herson Capri)
Pescador de lagosta e líder de sua comunidade. Um homem forte, maduro, alegre e curtido de sol, sem neuroses ou grandes preocupações. Bom marido, bom pai e bom amigo. Tem alma de grande pescador e um amor profundo e enraizado pela esposa, Serena. Vive com ela e seus filhos, Açucena e Cassiano, uma vida sólida, de muito carinho, mas não esqueceu a paixão violenta e arrebatadora que já sentiu por Letícia.

Serena Soares (Regina Dourado)
Esposa de Ramiro e mãe de Açucena e Cassiano. Uma mulher bonita, sensual, bem-humorada, de bem com a vida, apaixonada pelo marido e pelos filhos. É forte e corajosa, como todas as pessoas que precisam batalhar pela sobrevivência. Quando sente que seu casamento está ameaçado, pela antiga paixão de Ramiro por Letícia, luta com todas as forças pelo homem a quem dedicou toda a sua vida.

Cassiano (Márcio Garcia)
Filho mais velho de Ramiro e Serena, irmão de Açucena e namorado de Dalila desde a infância. É um rapaz forte e bonito como o pai, mas não tão tranquilo. Morre de ciúmes da namorada e da irmã. É machão e não pensa duas vezes antes de partir para cima de quem mexe com elas. Seu sonho é construir um barco, casar e ser como Ramiro.


Açucena (Carolina Dieckmann)
Filha de Ramiro e Serena e irmã de Cassiano (Márcio Garcia). Uma menina muito bonita, mas inacreditavelmente ingênua e romântica. Apaixona-se por Vitor, o filho de Letícia, mas não enxerga que ele é um desajustado e acaba sofrendo nas mãos dele. Cada vez que ele apronta e volta, todo mansinho, ela o perdoa. Acaba se envolvendo com Franchico.

Samuel (Stenio Garcia)
Pescador de lagosta e amigo-irmão de Ramiro. É marido de Ester e pai de Dalila e Davi. O fato de seus dois filhos terem nomes bíblicos é um sinal claro de sua religiosidade. Samuel é um homem assentado, equilibrado, que vive em perfeita harmonia com sua família. Devido aos conhecimentos que adquiriu, lendo e vivendo, é uma espécie de mestre e terapeuta de todos da região. Ramiro é um líder político, e ele, um líder espiritual.

Ester (Ana Rosa)
Esposa de Samuel e mãe de Dalila e Davi. Ester é amiga e confidente de Serena, ajudando-a muito nos momentos de crise. Ester é também uma mãe de família exemplar, muito positiva, firme e pé no chão.

Dalila (Carla Marins)
Filha de Samuel e Ester, irmã de Davi e namorada, desde a infância, de Cassiano. É uma jovem esperta e agitada. Adora o namorado, mas se sente muito sufocada pelos ciúmes dele. Os dois vivem brigando – um é mais orgulhoso que o outro – e se agarrando – e é ela quem define os limites.

Davi (Delano Avelar)
Filho mais velho de Samuel e Ester e irmão de Dalila. O rapaz não acompanhou a trajetória do pai e trabalha nas empresas de Gaspar. É muito competente, esforçado, mas radicalmente diferente de sua família. Um alpinista social. Ele gosta de luxo, nega suas origens e fica muito incomodado com a proximidade do povo da aldeia. Isso atrapalha seu noivado com Olívia, filha de Bonfim. As coisas pioram quando ele finge que não vê Vitor assediar sua noiva, só para não contrariar o neto do patrão.

Velho Bujarrona (Nelson Dantas)
Um senhor esclerosado, muito louco, que, de vez em quando, não fala coisa com coisa e, de repente, é de uma lucidez assustadora. Vive na sacada da casa, com a luneta apontada para o horizonte, como se estivesse em alto-mar. Foi companheiro de Ramiro e Samuel, mas deixou a aldeia para evitar que sua filha Manoela, então uma adolescente, transgredisse algumas normas da tribo. Nunca falou sobre o assunto, disse apenas que não queria viver encostado no trabalho daquela gente e, com muita hombridade, partiu. É avô de Pitanga.

Manoela (Cinira Camargo)
Filha de Bujarrona. É livre, forte e batalhadora, mas um pouco rancorosa por ter precisado deixar a aldeia de pescadores. Apesar de a partida ter sido uma sábia iniciativa do pai, ela tem a fantasia de que eles saíram de lá porque foram expulsos. Manoela tem certo prazer em mostrar que foi capaz de abrir seu próprio negócio, enquanto as mulheres da aldeia continuaram a lavar cuecas do marido. Tem uma vida dupla: em casa, é muito séria e até severa demais na educação da filha Pitanga; no bar, é muito desinibida.

Pitanga (Gabriela Alves)
Filha de Manoela e neta de Bujarrona. Não sabe quem é seu pai. É uma jovem sonhadora, romântica e que esconde uma paixão platônica por Cassiano, o que reforça o seu sentimento de rejeição em relação aos pescadores. Parece assumir o papel de mãe quando reprova o comportamento sexual de Manoela.

Conrado (Antônio Grassi)
Grande amor de Manoela, que a abandonou grávida no passado. Retorna para reconquistar seu coração e também conhecer e se aproximar da filha, Pitanga.

Manjubinha (Paco Sanches)
Terceiro chefe de família mais importante da tribo, dono de um pessimismo cômico. Manjubinha é pai de Berenice e Benvinda.

Berenice (Daniela Escobar)
Filha de Manjubinha e irmã de Benvinda.

Benvinda (Giovanna Antonelli)
Filha de Manjubinha e irmã de Berenice. As duas só andam juntas e falam a mesma frase, dividida em duas. São engraçadas como o pai.

Inês (Márcia Barros)
Única mulher que mora sozinha na aldeia. Perdeu toda a sua família no mar.





Letícia Velásquez (Sílvia Pfeifer)
Mulher muito rica, elegante, viajada e culta, mas afetivamente frágil. Na juventude, apaixonou-se por Ramiro e jamais o esqueceu. Apenas se desligou dele por achar que ele tinha morrido. Casou-se com Jordí, mas viveu uma relação frustrada e enviuvou. Passou a ter sérios problemas com os filhos, Vitor e Amanda, principalmente com o rapaz, que a acusa de ter matado o pai. Depois de reencontrar Ramiro, sente reascender a chama do amor. Paralelamente à história de amor com o pescador, Letícia faz de tudo para escapar das investidas de François, um arquiteto que quer conquistá-la a todo custo.

Gaspar Velásquez(Francisco Cuoco)
Pai de Letícia e avô de Vitor e Amanda. Gaspar é um homem que veio do nada e se fez grande empresário, de forma absolutamente honesta e digna. É muito ético e se relaciona com as pessoas de maneira respeitosa. É também muito afetuoso, principalmente com a filha e os netos, para quem ele tenta sempre transmitir uma visão simples e bonita da vida. É muito amigo de Letícia e tenta ajudá-la de todas as formas. Socialmente, é despojado e divertido. É apaixonado por futebol, tem um campo particular e banca um time.

Vitor (Selton Mello)
Filho de Letícia e Jordí e irmão de Amanda. Culpa a mãe pela morte do pai e também não admite que ela se relacione com homem nenhum. Expressa o seu “inferno pessoal” de uma forma irônica, cínica e sarcástica. Só consegue colocar seu desespero para fora quando está sozinho. Na presença das pessoas, ele mantém a pose. Envolve-se com Açucena; no início, é puro mau-caratismo, mas ele acaba se envolvendo de verdade com ela, ainda que seus sentimentos sejam contaminados pela amargura que ele traz no coração.

Amanda (Paloma Duarte)
Filha de Letícia e Jordí e irmã de Vitor. Amanda é uma menina moderna, bem tratada, mas também ligeiramente afetada pela fragilidade e falta de pulso de Letícia. Entra em conflito com a mãe e se apaixona por François.

François Vieira da Silva (Victor Fasano)
Um arquiteto de excelente formação cultural, mas em crise com o próprio trabalho e disposto a abandonar a vida de escritório para correr atrás de seus sonhos de artista plástico. É filho de diplomata e viajou o mundo inteiro. Quando começa a novela, vai para Fortaleza, a fim de dar uma virada radical em sua vida. Lá encontra Franchico, que lhe vende um terreno, no meio das dunas. Ele ignora o golpe, fica amigo dele e projeta uma casa maravilhosa. François tenta se aproximar de Letícia de olho na fortuna dela. Termina a novela com a empresária, depois de se mostrar realmente apaixonado por ela.

Franchico (Cássio Gabus Mendes)
Profissão indefinida, origem desconhecida e idade variável, dependendo das circunstâncias. Um tipo falante, trambiqueiro, alegre e sedutor. Usa charme para tudo, tanto para fazer amigos quanto para conquistar as mulheres. Aliás, essa é a sua especialidade. Pelo menos até conhecer François, que se dá muito melhor com as moças. É amigo de Plínio, motorista de Gaspar e, por conta dessa proximidade, conhece Letícia. Seu encontro com o velho Bujarrona revela ao público que ele guarda segredos e que, por trás daquele tipo brincalhão, escondem-se muitas lágrimas. Apaixona-se por Açucena.

Bonfim (Edney Giovenazzi)
Braço-direito de Gaspar e de Letícia. É casado com Isabel e pai de Olívia e Pessoa. É um homem bom, correto, justo e muito amoroso com os filhos.

Isabel (Lúcia Alves)
Esposa de Bonfim e mãe de Olívia e Pessoa. É uma nova rica, extremamente fútil. Acaba ficando sozinha, porque cada um na família se vira como pode para ficar livre dela. Faz caridade autopromocional o tempo todo.

Olívia (Leila Lopes)
Filha de Bonfim e Isabel, irmã de Pessoa e noiva de Davi. Uma médica recém-formada, apaixonada pela profissão. Uma moça íntegra e de temperamento forte. Quando conhece os pais de Davi, Samuel e Ester, fica encantada com a simplicidade deles e de todas as pessoas da região. Aos poucos, vai percebendo o quanto Davi é parecido com sua mãe, a fútil Isabel.

Pessoa (Guga Coelho)
Filho de Bonfim e Isabel e irmão de Olívia. Seu nome de verdade é Luiz Roberto, mas ele gosta de ser chamado de Pessoa. Isabel é a única que faz questão de ignorar essa preferência. É o mais lúcido da família e não aceita o rótulo de adolescente rebelde. O personagem não tem revolta nenhuma e nem razão para agredir as pessoas. Só acha que não está na hora de levar a vida a sério. Isabel fica enfurecida quando ele se aproxima de Adrenalina.

Adrenalina (Natália Lage)
Ninguém sabe quem é, de onde veio e a razão de estar em Fortaleza. É uma menina muito agitada, que só tem compromisso com os desejos mais imediatos: comer e dormir. Parece estar fugindo de alguma coisa, enquanto procura outra. Além de sua amizade com Pessoa, é adotada por Fred Assunção.

Maria Soledad (Nívea Maria)
Mãe de Franchico e Adrenalina. Surge no decorrer da narrativa, para elucidar o passado de ambos os personagens. No passado, fora vítima de um naufrágio, após o qual perdeu o contato com o filho ainda pequeno, Franchico. Acabou se tornando comissária de bordo e se envolvendo com um piloto casado, romance que lhe rendeu Adrenalina. Sem ter como criar a menina, deixou-a com o pai.

Fred Assunção (Lu Martan)
Jornalista do bem e um solteirão. Já trabalhou em muitos jornais da grande imprensa, no eixo Rio-São Paulo, e, agora, tem uma coluna em um jornal de Fortaleza. Tem princípios, não aceita presentes em troca de espaço na sua coluna. É meio frustrado, mas acaba sendo reavivado pela presença da jovem Adrenalina em sua vida.

Estela (Branca de Camargo)
Cantora de boate por quem Gaspar (Francisco Cuoco) apaixona-se perdidamente, em uma de suas idas ao Rio.

Plínio (João Carlos Barroso)
Motorista de Gaspar e seu assessor para assuntos esportivos. Costuma jogar futebol de botão com o patrão no seu luxuoso escritório.

Neide (Ilva Niño)
Empregada da mansão de Gaspar. Amiga e confidente de Letícia.

Suzana (Adriana Broux)
Secretária de Gaspar. Tudo leva a crer que eles têm certa intimidade, fora do trabalho.

Janaína (Mônica Fraga)
Empregada doméstica que vive levando uns “trancos” de Pessoa,

Hilda (Cleyde Blota)
Nova governanta na casa de Isabel. Na verdade, atende pelo nome de Ivanilda e era empregada de Letícia quando esta empurrou Jordí da escada, causando sua morte. Com seu testemunho, Vitor consegue reabrir o processo e incriminar a mãe.

Lilian (Karina Perez)
Namorada de François quando ele está em São Paulo. De vez em quando, dá umas incertas em Fortaleza e atrapalha a história dele com Letícia.

Soraya (Carolina Ferraz)
Conquista de François, no início da trama. Alvo também do interesse de Franchico.

Damasceno (Ricardo Pavão)
Amigo de Franchico.

Jordí (Jonas Bloch)
Participação. Marido ciumento de Letícia, causava transtornos à vida dela, que durante uma briga, o empurrou do alto de uma escada, ocasionando sua morte e despertando o ódio de Vitor.

e
Felipe (Flávio Galvão)

Adelaide Palette (cozinheira de Bonfim)
Adriana Ferrer (secretária do estaleiro)
Bethania Buckton (copeira de Gaspar)
Bruno Giordano (pescador)
Carlos Gimenes (surfista)
Cláudio Martinez (homem da foto)
Dalmo Corrêa (vagabundo)
Ilda Reis (cozinheira de Gaspar)
Joel Reinoso (diretor da faculdade)
Manoel Elisiário (copeiro no estaleiro)
Marcelo Lazzaratto (motorista)
Maria Vasco (como Judite)
Mariana Crochemore (namorada de Vitor)
Normando Stone (engenheiro de pesca)
Tadeu di Pietro (como Nogueira)
Tião Neto (Vitor, quando criança)
Viviane Pinheiro (Amanda, quando criança)

Adriana Salituro
Ana Calabuono
Edelweiss Lemos
Eleonora Prado
Gisele Ferreira
Gustavo Otoni
Henrique Costa
José Rodrigues
Nélia Valério
Nilberto Neves
Sandra Corveloni





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.