Sinopse


No Maranhão, inconformado com o mau resultado das últimas empreitadas em alto-mar, Ramiro (Herson Capri) decide convocar seus amigos pescadores e retornar ao Ceará. Sua mulher, Serena (Regina Dourado), se opõe à ideia. Não quer reencontrar o passado. Mais: não quer que Ramiro reviva o passado.

No Rio de Janeiro, Letícia (Sílvia Pfeifer) e sua filha, Amanda (Paloma Duarte), aguardam a chegada de Gaspar (Francisco Cuoco), empresário cearense, pai da primeira e avô da segunda. Vitor (Selton Mello), primogênito de Letícia, está se formando. A família quer prestigiá-lo; desejam contornar a rebeldia do jovem com afagos e compreensão. Em vão. Vitor odeia a mãe, a quem julga responsável pela morte do pai, Jordí (Jonas Bloch). E se opõe a ida do clã para Fortaleza, onde Letícia deve assumir o estaleiro comandado pelo pai.

Em São Paulo, o arquiteto François (Victor Fasano) foge de suas conquistas amorosas, ao lado do trambiqueiro Franchico (Cássio Gabus Mendes). Migram para o Ceará, onde o primeiro pretende implantar seus projetos arquitetônicos, relacionados à ecologia e sustentabilidade.

Está formado o conflito central deTropicaliente. Letícia se vê dividida entre o amor do presente e o do passado. François, o arquiteto, está próximo da realidade em que vive; Ramiro, o pescador, é o amor idealizado, que não se concretizou, mas agora torna a bater à porta.

No verão de 1968, Letícia, mimada e voluntariosa, abandona a casa dos pais para morar em uma cabana à beira-mar, ao lado de Ramiro, sete anos mais velho do que ela. Ao sair para o mar em busca de seu ganha-pão, o pescador promete voltar em breve. Três meses se passam e Letícia, cansada da vida de privações e incomodada com a ausência de Ramiro, decide aceitar o convite dos pais para estudar no exterior. Ramiro volta e ao não encontrá-la, decide reescrever sua história ao lado de Serena, com quem desenvolve uma relação harmoniosa, e tem dois filhos: Cassiano (Márcio Garcia) e Açucena (Carolina Dieckmann).

Enquanto isso, Letícia casou-se com Jordí; homem violento, afeito a jogos e bebidas. O casamento conflituoso minou a relação de mãe e filho. Jordí, bêbado, se desequilibrou do topo da escada de sua mansão, enquanto discutia com a esposa, e caiu morto aos pés do filho. Vitor nunca perdoou a mãe, que ele julga ter empurrado Jordí escada abaixo.

As situações se complicam diante do fascínio que a aldeia de pescadores exerce sobre os endinheirados empresários. Ao se ver diante de Ramiro, Letícia balança. E o filho problemático da moça se apaixona pela filha donzela do rústico pescador. Parece armadilha do destino, diz Serena, ao saber que sua filha e seu marido estão envolvidos pela família Velásquez. A única que não se deixa envolver pelos humildes pescadores é Amanda, que cai de amores por François, justamente o homem que estava investindo em sua mãe.

Franchico é o principal incentivador do romance do amigo com Letícia. Para impressionar a viúva, ele promove uma partida de futebol, que deve servir para enaltecer o porte atlético de François. Só que este é um tremendo perna de pau. E Franchico se vê obrigado a orientar todos os jogadores a passarem a bola para o arquiteto e, com o auxílio de um apito, chega a confundir o juiz, o que leva François a fazer o gol da vitória. Ao levantar a taça de campeão, François deixa claro o interesse por Letícia, mas é Amanda quem suspira diante do moço.

Não bastasse a rivalidade com a filha, Letícia precisa enfrentar a impetuosidade de Vitor, que parte de volta para o Rio de Janeiro. Desta vez, Gaspar toma para si a responsabilidade de enquadrar o neto. Parte para a Cidade Maravilhosa atrás de Vitor, mas fracassa em suas investidas. Após uma violenta discussão com o neto, decide esfriar a cabeça com uísque em uma boate e se surpreende ao ver o palco dominado pela beleza da crooner Estela (Branca de Camargo). De tão embevecido que fica, sequer nota que sua mala é roubada, com todo o seu dinheiro. Estela se compadece da situação e o leva para a casa, sem acreditar que Gaspar é o milionário que diz ser e, depois de curar seu porre, ela ainda lhe dá uns trocados para a condução. Ao retornar para Fortaleza, ainda fascinado, Gaspar pede a Bonfim (Edney Giovenazzi), seu estimado funcionário e amigo pessoal, que leve um polpudo cheque para Estela, no Rio, como formar de agradecimento e também para lhe provar que ele, de fato, é rico. Estela insulta Bonfim e devolve o cheque sem sequer olhar para o valor.

ESTELA - Devolve para o seu patrão. Com meus cumprimentos pela sensibilidade de paquiderme que ele tem!

Os imbróglios amorosos, no entanto, dão espaço ao mistério que ronda Franchico. O simpático trambiqueiro demonstra guardar tristes lembranças de seu passado, ao se encontrar com Bujarrona, o Velho Buja (Nelson Dantas), pai de Manoela (Cinira Camargo), dona de uma barraca de comes e bebes na beira da praia. Franchico se emociona quando Buja permite que ele espie sua luneta. Em seus devaneios, o velho lobo do mar comenta o desaparecimento de um náufrago, o que deixa Franchico ainda mais desestabilizado. O falastrão é envolvido também pela beleza de Açucena, que nesta altura, só tem olhos para Vitor. Por conta desse amor que começa a nascer, Franchico passa a ser presença constante na aldeia. Mas causa espanto ao se recusar a comer qualquer coisa que venha do mar.

FRANCHICO - Se o mar tivesse feito com alguém o que fez comigo, essa pessoa também não iria querer saber dele...

Ganha destaque também a trajetória do ambicioso Davi (Delano Avelar), que não mede esforços para subir na vida. Ressentido por ter ficado sozinho na aldeia de pescadores, quando a família migrou para o Maranhão, Davi se deixou levar pela ambição e agora, com o retorno dos pais Ester (Ana Rosa) e Samuel (Stenio Garcia), se nega a conviver com eles e com a irmã Dalila (Carla Marins). Bem empregado nas indústrias Nave, de propriedade de Gaspar, Davi se tornou noivo de Olívia (Leila Lopes), médica idealista, filha de Bonfim, do diretor superintendente da empresa, e da perua Isabel (Lúcia Alves). A ambição de Davi é tão desmedida que ele finge não notar as investidas de Vitor em sua noiva, apenas para ter a chance de se manter próximo ao rapaz. O pai do moço, por sua vez, também não quer saber do filho carreirista. Samuel, grande amigo de Ramiro, passa a servir como válvula de escape do líder dos pescadores. Temendo o contato com Letícia, Ramiro pede a Samuel que se encarregue de fechar a venda do pescado com a indústria da empresária. Mediante as parcas condições de pagamento, no entanto, Ramiro não se contém e invade a sala de sua grande paixão, irado:

RAMIRO - Você está pensando que só porque está sentada atrás dessa mesa pode desprezar o trabalho de gente honesta?

A discussão se encaminha para a ameaça de um tapa e se encerra com um beijo apaixonado. A situação poderia levar a carinhos mais intensos, não fosse a entrada de Isabel na sala, a tempo de testemunhar o beijo. Contidos, Letícia e Ramiro se entendem, quando ela lhe explica que foi Davi quem elaborou o contrato e se compromete a pagar o preço justo pelos peixes. Ainda assustado com o fascínio que sua antiga paixão ainda exerce sobre ele, e aconselhado por Samuel, Ramiro decide deixar a costa de Fortaleza. Serena se apressa em preparar a mudança, mas é surpreendida pela desistência de Ramiro. Ao ir comunicar sua decisão aos colegas, o pescador se comove diante do entusiasmo da aldeia com a pesca farta e o pagamento recebido. Serena se ressente, temendo que o casamento se dissolva diante da proximidade do marido e de Letícia.

A desistência do pai alegra Cassiano, cujo casamento com Dalila (Carla Marins) teria de ser adiado. E o barco que ele tanto queria construir para finalmente ter seu dinheiro poderá sair do papel sem maiores problemas. Já Açucena só aceitava se mudar se fosse para o Rio, onde Vitor ainda está. Não fosse assim, preferia ficar em Fortaleza, para onde o amado poderia voltar a qualquer momento.

Assim como Açucena está obcecada por Vitor, Amanda não para de pensar em François. Na tentativa de mostrar que não é mais uma criança, a jovenzinha se produz com as roupas da mãe, invade a casa do arquiteto sem que Franchico perceba, e se instala na cama do amado, aguardando ansiosa a chega dele. Impaciente com a demora do rapaz, no entanto, Amanda vai embora, deixando pra trás um dos brincos de Letícia que estava usando e um amoroso recado no espelho, escrito com batom. Franchico, inocente, reconhece o carro da família e se apressa em dizer a François que Letícia esteve à sua procura. O arquiteto hesita, mas ao encontrar o brinco em sua cama, envia flores com um bilhete apaixonado à empresária.

FRANÇOIS - Você me fez o mais feliz dos homens. Espero que eu consiga corresponder à altura com um jantarzinho só para nós dois. Em tempo: achei seu brinco entre os meus lençóis.

Letícia reage incrédula, sem imaginar que tudo não passou de peraltice por parte de Amanda, agravada pela atrapalhada intercessão de Franchico. E o malandro continua aprontando das suas. Aproveitando-se da ausência de François, que saiu para jantar com Letícia, o trambiqueiro convida o pessoal da aldeia para uma festinha de inauguração da casa construída pelo arquiteto nas dunas. Mas, quando Franchico consegue deixar a turma dos pescadores completamente à vontade, chega o dono da casa acompanhado de Letícia, que logo se constrangem com a presença de Ramiro e Serena, que se alegra ao ver rival ao lado de um homem rico e bonito, acreditando que o duro golpe fará o marido reconhecer seu lugar; ou seja, junto da família. Ramiro, por sua vez, morre de ciúmes, enquanto François e Letícia mantém uma violenta discussão. O arquiteto tenta convencer a empresária de que sua paixão é impossível, porque Ramiro vive num mundo completamente diferente do seu. Letícia rebate, afirmando que François abriga em sua casa um sujeito de origem desconhecida. Como castigo por ter armado a tal festa, Franchico é expulso com mala e tudo e acaba tendo de passar a noite ao relento, coberto pela brisa e as areias das dunas.

Outro jantar causa indigestão, desta vez em Isabel. Obrigado por Olívia a receber os pais de seu noivo, a perua até tentar manter a posa de boa anfitriã, mas resvala para as alfinetadas o tempo todo. Mesmo com a repreensão da filha e de Bonfim, Isabel comenta, constantemente, que Ester e Samuel são de origem humilde, que sua louça é importada, e que pode oferecer uma quentinha para o casal após o término do jantar. Ester, dessa vez, não deixa por menos e diz que Isabel deveria oferecer alimento aos mais pobres, porque ela tem comida em casa. A sós com a esposa, Bonfim diz que a origem humilde de Isabel será sempre um fantasma em sua vida e que não permitirá maus tratos com os pais de Davi, já que a filha exige que o noivo se dê bem com os pais para que os dois possam se casar em paz. Inconformado com a resistência do noivo em aceitar sua origem, acaba por romper o compromisso.

A relação de pais e filhos é o norte de praticamente toda a trama deTropicaliente. Vitor e Letícia são os que mais expõem as dificuldades de relacionamento entre pessoas da mesma família. Decidido a conquistar Açucena, Vitor vai buscá-la na saída do colégio, evitando assim entrar em conflito com o pessoal da aldeia. Mas Cassiano dá um flagra na irmã e parte para a ignorância. Vitor não reage às agressões, fazendo com que Cassiano passe por um troglodita sem piedade. Ao ver o estado lastimável do filho, Letícia procura Cassiano e ameaça prendê-lo por agressão. Serena defende o filho e expulsa Letícia de sua casa quando ela insinua que é muita ingenuidade dela acreditar que Ramiro a esqueceu. O pescador, revoltado com o comportamento de Letícia, invade seu quarto para tomar satisfações, mas ao vê-la em uma minúscula camisola não resiste e a beija com paixão.


Para evitar que Vitor descubra a paixão que os uniu no passado, Letícia marca um encontro clandestino com Ramiro. Ao se verem sozinhos e isolados do mundo, os dois não resistem e se entregam a um beijo longo e apaixonado. Só que Letícia fora seguida por Vitor, que observou toda a cena. Depois de uma noite em que se entrega ao desespero, com direito a pesadelos com a morte do pai, Vitor retoma sua frieza habitual, e traça um plano para se vingar. Ele volta a seguir a mãe e, depois de se certificar que ela está com Ramiro no mesmo local, vai à aldeia e atinge Cassiano com uma pedra. O pescador vê que a agressão partiu de Vitor e sai em disparada atrás dele. Maquiavélico, Vitor o induz até a clareira onde Letícia e Ramiro estão, fazendo com que Cassiano surpreenda o pai aos beijos com outra mulher. Alheio à presença do rapaz, Ramiro traça planos para o futuro com Letícia.

RAMIRO - É você que eu quero. A Serena é uma mulher forte. Vai ser difícil, mas no fundo ela sabe, sempre soube, que esse dia ia chegar!

Cassiano foge do local, mas retorna e atravessa seu jipe na estrada, surpreendendo Ramiro na volta para a aldeia. Ao abordar o filho, o pescador recebe um soco certeiro em troca.

CASSIANO - Eu não te quero mais como pai! Eu vi tudo. Eu vi você e aquela mulher! A minha mãe não merece isso!

Ramiro é obrigado a conter o filho e ter uma conversa de homem para homem na qual confessa seu amor por Letícia e explica que não pode desistir de ser feliz com ela. Mas ao chegar à aldeia, já fragilizado pelo seu enfrentamento com o filho, Ramiro é surpreendido com uma feste de despedida preparou, antes de seu homem partir para o mar. Tendo que adiar seus planos, Ramiro pede a Samuel que leve um bilhete seu até Letícia. O pescador assim o faz, mas entrega a correspondência à secretária, permitindo que Vitor intercepte a mensagem e a destrua. Letícia então sofre, por se ver abandonado pelo seu grande amor, mais uma vez.


O relacionamento que Letícia vinha ensaiando com François também sofre um abalo quando Lílian (Karina Perez), uma antiga namorada de São Paulo, se instala na casa do rapaz em Fortaleza e não permite que o arquiteto fuja de seus carinhos. Amanda também interfere na relação ao roubar um beijo de seu amado. Ao contar a versão romântica do beijo para a mãe, Amanda dá a entender que François a seduziu, o que causa uma tremenda discussão entre ele e Letícia. Gaspar faz o meio-campo, convencendo a filha de que Amanda está distorcendo os fatos. Mas ao procurar o arquiteto para se desculpar, Letícia vê Lilian passeando pela casa dele, em trajes sumários.

LETÍCIA - Agora você vai dizer que essa aí se atirou na sua cama e você não pode evitar!

Em meio a tantas discussões, surge o alívio cômico deTropicaliente. Adrenalina (Natália Lage) é meio hippie; meio doida. Surge pelas dunas de Fortaleza, e perambula de um lado pro outro, dando um jeitinho de sobreviver. Entre seus amigos estão o jovem e aloprado Pessoa (Guga Coelho), filho caçula de Bonfim e Isabel, e o jornalista Fred Assunção (Lu Martan). Decidida a investigar o naufrágio de um veleiro na costa cearense, Adrenalina mergulha nos arquivos dos jornais e descobre o envolvimento de Samuel e do Velho Buja com o náufrago.

ADRENALINA - Você deve saber de alguma coisa. Tenta lembrar, Buja. Tinha uma mulher e uma criança a bordo, não tinha?

Buja se recorda da preocupação do náufrago com uma mulher e uma criança antes de se jogar no mar. Como não consegue nada com o velho, Drena vai atrás de Samuel e conta que Buja se lembrou das últimas palavras do homem. O que a moça não sabe, e Buja vai confessar a Samuel, é que além da luneta, ficou com o diário de bordo da embarcação. Seria Franchico a criança perdida?

SAMUEL - Alguma coisa me diz que com essas anotações vamos encontrar a resposta para o mistério, Bujarrona!

Paralelo ao mistério do náufrago, Vitor continua articulando seu plano de vingança. Decidido a atingir Ramiro, ele seduz Açucena, que se entrega a ele em uma gruta próxima ao mar. Entretanto, o que parecia ser um conto de fadas para a menina logo se transforma em uma história de terror. Logo ao sair da gruta, ela tem que encarar a frieza de Vitor que, em um gesto simbólico, joga ao mar o bilhete de Ramiro para Letícia, deixando claro que sua missão está cumprida. Desesperada, Açucena contrai uma febre que a deixa de cama. Percebendo que o problema envolve Vitor, Dalila o procura e ouve do rapaz que ele não fez anda que Açucena não tivesse gostado. Olívia, a esta altura já sofrendo as investidas de Vitor, explica a Serena que a febre de sua filha é de fundo emocional. A mulher decide então procurar Vitor, que afirma não ter feito nada contra a filha dela: simplesmente desmanchou um namoro que ninguém queria e não tem culpa se Açucena não estava preparada para uma desilusão. Serena não gosta do que ouve e ameaça destruí-lo caso descubra algo.

VITOR - (para Letícia) Esse bando de pescadores é formado por loucos. Eu não fiz nada de errado com aquela lourinha aguada.

A maldade do rapaz não tem limite. Ao saber que Letícia engatou um romance com François, decide afrontar o arquiteto, que lhe responde à altura:

FRANÇOIS - Você já está muito crescido para continuar com esse joguinho de filho ciumento. Qualquer manual de psicanálise resolveria esse seu problema de Édipo tardio.

Após o jantar em que Gaspar anuncia seu casamento com Estela, e Letícia demonstra seus intentos de também se unir a François, enfrentando a raiva de Amanda, o jovem ensandecido decide jogar contra o novo padrasto. Prepara um dossiê contra ele e o entrega a Letícia, que descobre assim que François é casado, rompendo, mais uma vez, seu relacionamento com ele. O plano ardiloso do rapaz inclui ainda uma investida contra Estela. Apesar de tratá-la bem durante o jantar de apresentação da crooner à família de Gaspar, chegando a recebê-la com flores, Vitor se apressa em traçar um plano para livrar-se dela e, ao mesmo tempo, desmoralizar ainda mais François. Ele convence Isabel de que o avô adoraria ser presenteado com um retrato de Estela pintado por François. Para que seu plano dê certo, Vitor pede a futura avó que mantenha segredo sobre o presente, enquanto instiga o avô a investigar as saídas misteriosas da amada. Gaspar chega a desmanchar o noivado, mas implora o perdão de Estela quando tudo, enfim, é esclarecido.

RAMIRO - Você tinha razão, meu velho amigo, meu lugar é aqui ao lado da minha família, dos meus companheiros e desse mar que não tem mais tamanho!

É assim que Ramiro comunica a Samuel que está conformado com o namoro de Letícia e François. Ciente de que nunca terá a empresária ao seu lado, Ramiro se entende com a esposa, prometendo amá-la até o fim de sua vida. Só que o inconsciente fala mais alto e, para desespero de Serena, Ramiro murmura o nome de Letícia durante o sono, logo depois de fazer amor com ela. Imediatamente, Serena pega um facão e sai, deixando todos preocupados com seu desaparecimento. O mistério se esclarece quando ela chega com o jipe carregado de palhas de coqueiro.

SERENA - Essa palha é para você refazer seu ninho de amor que eu queimei, Ramiro Suarez!

Serena se referia a cabana em que Ramiro e Letícia se encontravam. Após a atitude intempestiva, a altiva Serena se tranca no quarto e se nega a conversar, levando Ramiro a pegar um machado para arrombar a porta, que Serena abre repentinamente.

SERENA - Eu não posso dividir com outra o homem que pensava ser meu. Nem em pensamento. Faça de uma vez o que sempre quis e nunca teve coragem de fazer: volte para ela. Vá embora, porque na minha cama, com o nome de outra na cabeça, você não deita mais. Eu vou te amar sempre, mas tenho que aprender a amar a mim mesma, custe o que custar!

Expulso de casa, Ramiro, finalmente, está livre para viver seu amor por Letícia. E a empresária não tarda a abandonar a vida de luxo que leva para viver com o amado em uma cabana. O vestido de seda se transforma em pano de prato e a rede passa a servir de vestimenta para a ex-socialite. O novo estilo gera risos em seus filhos, fazendo com que Letícia chegue a acreditar Vitor, tamanha é a gozação com a qual sofre. Vitor se vinga levando Letícia a assinar um falso balancete da empresa, o que a prejudica perante os acionistas e o coloca em ascensão dentro do estaleiro. Quem também perturba a vida de Letícia é Isabel, que entra em um verdadeiro frenesi até conseguir saber a localização exata da nova moradia da empresária. Janaína (Mônica Fraga), sua empregada, é quem consegue a informação através de Plínio (João Carlos Barroso), motorista de Gaspar, que lhe diz ser impossível chegar à cabana de carro.

ISABEL - Pouco me importa! Eu não vou perder essa chance de jeito nenhum. Nem que eu precise ir em lombo de jegue!

E é montada em um jegue, com Janaína andando ao seu lado segurando uma sombrinha, que Isabel enfrenta as dunas, munida de sua máquina fotográfica. Ao avistar Letícia, dispara o flash, registrando a foto que se torna sensação nos jornais cearenses.

Enquanto isso, na aldeia, surge uma nova personagem: Maria Soledad (Nívea Maria). Comissária de bordo, se envolveu com um piloto de avião casado. Ao engravidar, fora prejudicada pela esposa do tal piloto, que fez de tudo para desempregá-la. Ainda assim, criou sua menina até os 14 anos, quando sem saída, se viu obrigada a deixá-la com o pai, sob os cuidados da malvada madrasta. Essa menina é Ana Carolina. Ou Adrenalina, que magoada com a mãe, conta a Pessoa toda sua história e com a conivência do amigo, consegue se desvencilhar de Soledad. Não por muito tempo...

As artimanhas de Vitor não cessam. Disposto a semear a discórdia entre todos os que o rodeiam, o rapaz procura Açucena, que se entrega novamente. Dalila tenta lhe abrir os olhos, mas a garota está tão apaixonada que não só rejeita os conselhos, como também a humilha, dizendo que Dalila gostaria de ter a vida que ela vai levar, ao invés de viver cercada por uma penca de filhos, enquanto espera Cassiano voltar do mar. Furiosa, Dalila conta que Vitor já tentou agarrá-la uma vez. Açucena desacredita, enquanto Vitor trama para tentar intimidar Dalila: ao vê-la na Nave, à procura de Davi, a tranca em sua sala e a agarra novamente. Ao ser chamado de doente, no entanto, Vitor se ressente e deixa que a moça vá embora.

Mas o castigo do vilão, por todas as suas artimanhas, não tarda. Ao voltar da lua-de-mel, e ver que Letícia está vivendo na cabana de Ramiro, Gaspar decide tomar as rédeas da empresa e se espanta com o afastamento de Bonfim e o caos financeiro. Gaspar recruta o velho amigo e tenta fazer com que Vitor confesse seus crimes. O desequilibrado até tenta empurrar a culpa de todos os problemas para cima de Davi, sem sucesso.

GASPAR - Eu não sou idiota! Eu estou entendendo aonde você quer chegar, garoto! E não vou deixar. Você agiu como uma víbora traiçoeira. A única coisa que você pode fazer é desaparecer da minha frente!

É chegada a época de partir rumo à pesca. Com Ramiro no mar, Letícia padece com as atividades domésticas e descuida de sua saúde. Resultado: é acometida por uma pneumonia, que induz a um desmaio, em plena aldeia dos pescadores. Serena, passando por cima de seu ressentimento, acolhe a rival e pede ajuda a Olívia.

Assim que recebe alta, Letícia decide voltar para a cabana, onde Ramiro, alertado por Serena, a espera. Ciente de que o local não oferece condições ideais para a recuperação de Letícia, o pescador aceita se mudar para mansão dos Velásquez.

SERENA - O Ramiro no meio daquela chiqueza toda? Sendo servido por mordomo, usando aquele desparrame de talher complicado, andando de carro com motorista, com a roupa engomadinha. Eu dava tudo para ver, ora se dava!

Serena conhece o ex-marido como ninguém. Ramiro, realmente, se incomoda em dormir de pijama de seda, tratar os cabelos e aparar a barba. Letícia reage, encantada, mas se decepciona quando Ramiro a provoca, alegando ser tratado como um manequim de loja. Pelo visto, essa história de amor não vai ter final feliz...

Já Gaspar vive um bom momento empresarial, após o reestabelecimento da Nave, e de uma sociedade com Franchico, com quem planeja lançar um novo parque aquático. Os laços entre os dois, no entanto, vêm de muito tempo atrás. Soledad, a mãe de Adrenalina, procura Gaspar para lhe dizer que encontrou o filho dado como desaparecido após o naufrágio que matou seu pai, Saul. Ninguém mais, ninguém menos que Franchico! Gaspar foi traído pelo amigo Saul, seu sócio em uma empresa de construção naval, que roubou parte do dinheiro que os dois haviam conseguido ganhar em uma sociedade. Mas Saul foi vítima de um naufrágio, do qual Gaspar acreditava não ter havido sobreviventes. Ledo engano! Soledad, filha de Saul, sobreviveu, assim como seu filho, Franchico, que ela reencontrou agora, depois de anos afastados.

O trambiqueiro se revela mais honesto do que podia parecer, a princípio. Ao idealizar o Gran Parque Gitano, desenhado por François (que apostou em telhados de palha de carnaúba e pisos de fundo de garrafa) e bancado por Gaspar, Franchico dá uma guinada em sua vida. O parque aquático é construído na praia onde os pescadores, no passado, encontraram o veleiro perdido de Saul. A mesma praia que diziam ser assombrada pelo espírito de um náufrago agora terá toboáguas, piscinas com ondas, voo de ultraleve... No dia da inauguração, Soledad descobre Adrenalina, que vinha andando disfarçada para não ter que se encontrar com a mãe. Após uma fuga desenfreada pelo parque, Drena se vê acuada e, buscando proteção, se joga nos braços de Soledad. Entre lágrimas e risos, a maluquinha descobre a existência do irmão.

ADRENALINA - Não me faltava mais nada, um irmão desse! Eu mereço!

A inauguração do parque atlético também reserva uma grande surpresa para Ramiro. Ao chegar ao local, todo produzido conforme manda sua nova condição financeira, ele avista Serena, deslumbrante, cantando uma canção que bate fundo no coração dos dois. Os amigos pedem bis, e Serena se recusa, aproveitando o momento para enviar um recado ao ex-marido.

SERENA - Parem com isso. Estão parecendo uma vizinha de minha finada mãe; a dona Canô. Ah, que saudade... Ela é que vivia me dizendo: Serena, você tem que seguir o exemplo dos meus dois filhos e sair por este mundão cantando. Mas eu preferi dar outro rumo à minha vida... E não me arrependo

Serena é uma nova mulher. Passou a liderar a ala feminina da aldeia, tornando-se uma bem-sucedida empresária. Dentro do parque, ela instalou uma loja de artesanatos, que irá abastecer a cooperativa de rendeiras. Mas as mudanças param por aí. Mãe coragem, Serena continua administrando a conturbada vida amorosa dos filhos. Açucena passa horas esperando por Vitor na inauguração do parque e quando ele surge, para sua tristeza, vai direto ao encontro de Olívia. Já Dalila perde a estribeira ao ver Pitanga (Gabriela Alves), filha de Manoela e neta de Buja, ser coroada como a Rainha do Mar. Até aí tudo bem! O problema é que Dalila havia consentindo em emprestar Cassiano para bancar o príncipe que dançaria com a Rainha do Mar. O que ela não esperava é o que Pitanga, ao final da valsa, quando ia receber um beijo no rosto de Cassiano, fosse virar o rosto repentinamente, beijando a boca do rapaz. A revolta aumenta quando o rapaz defende Pitanga, causando o término de seu namoro.

DALILA - Fique com a Pitanga, Cassiano! Ela é o tipo ideal de mulher para você! Vai lavar, passar, fazer, comida, cuidar dos seus onze filhos e jamais abrir a boca sem você mandar. Vocês se merecem!

A coisa anda quente na casa de Dalila. Seu pai, Samuel, se decepciona ao ouvir de Gaspar que Davi foi demitido por estar articulando um golpe na empresa. Não bastasse a decepção com Cassiano, Dalila ainda é submetida a esse duro golpe. Ao procurar o irmão para tirar satisfações, e lhe contar que fora agarrada por Vitor, acaba rechaçada por Davi.

DALILA - Diante do Vitor você vira um capacho! E capacho não tem sentimentos e muito menos uma irmã!

Davi, no entanto, procura tranquilizar a mãe e também pede ao pai que aguarde seus próximos passos.

DAVI - Eu estou fazendo um trabalho muito importante e absolutamente sigiloso. Mas o senhor não vai se envergonhar de mim e ainda vai ter motivo para se orgulhar do seu filho.

Pelo visto, o jovem vai começar a rever seus conceitos. Tal e qual Amanda, que incomodada com o jeito rude com o qual Ramiro lhe trata, vai atrás de François. Diz que ainda o ama, com a diferença de que agora consegue vê-lo como um amigo e até mesmo um pai. E pede que ele lute por Letícia.

AMANDA - A minha mãe é inteligente, culta, gosta de pintura, música, adora viajar e curte comidas finas. O Ramiro, coitado, lá em casa parece um elefante em loja de louças. A mamãe precisa de um homem que goste das mesmas coisas e possa ser companheiro em tudo. Um homem como você!

A interferência dos filhos é uma constante na vida de Letícia. Quando Vitor visita a casa de Isabel e conhece sua nova governanta, Hilda (Cleyde Blota), logo vê se tratar da empregada que trabalhava em sua casa quando seu pai morreu. Amedrontada, Hilda se esquiva das acusações de Vitor, de que ela foi cúmplice de Letícia na morte de Jordí. Imediatamente, a governanta procura Letícia, que a convence a ir embora de Fortaleza, mediante pagamento de Letícia. Com medo de despertar as suspeitas de Ramiro, que tem se incomodado com suas saídas misteriosas, a empresária pede que François leve o dinheiro prometido à Hilda. Ele entrega a quantia, não sem antes arrancar dela a confissão de que Letícia empurrou, sim, o marido da escada. A ricaça admite para o arquiteto que, com medo da tentativa de estrangulamento que o marido ciumento tentara cometer, o empurrou, causando o acidente, motivo do ódio de Vitor.

LETÍCIA - Ele me bateu, me jogou sobre uma mesa de vidro que se estilhaçou, eu me cortei, fiquei apavorada. Sai do quarto, ele foi atrás. Queria me matar! Nós lutamos, ele tentava me apertar o pescoço, eu o empurrei com força para me livrar, para me defender!

A derrocada do vilão, no entanto, está para começar. O jovem torna a procurar Açucena, sempre subserviente. Só que dessa vez ela se recusa a ir com ele para um passeio pelas dunas, dizendo que só irá namorar em casa. É Dalila quem abriu os olhos de Açucena, que testemunha o encontro dele com outra moça, pouco depois dos dois fazerem amor.

DALILA - O Vitor não quer saber o que você sente nem o que você pensa. Eu acho que o Vitor precisa é dessa adoração que ele vê no seu rosto. Amor desse jeito é doença, Açucena!

Por outro lado, Vitor sai triunfante do seu golpe contra a empresa. Adquire 49% das ações da Nave, usando seu testa-de-ferro, Davi. Depois, tenta se reaproximar do avô, buscando conseguir a parte que lhe cabe na divisão familiar e assim se torna o sócio majoritário da indústria. Ele conta a Gaspar que descobriu que Davi comprou o lote de ações. Inventa que se fingiu de cúmplice do filho de pescadores para ficar por dentro de todos os detalhes da negociata. Apesar de toda a sua experiência, Gaspar cai feito um patinho e se nega a acreditar quando Bonfim insiste que Vitor está por trás de tudo, por achar impossível que o neto seja tão maquiavélico. Assim, Vitor é reconduzido à vice-presidência da Nave, disposto a bancar o neto exemplar até dar seu bote final.

Regozijando-se com o sucesso da empreitada, Vitor envia um bilhete a Açucena dizendo que concorda com o namoro no sofá da sala. Serena se vê obrigada a aceitar o rapaz em sua casa. Mas Ramiro, por sua vez, não concorda com o relacionamento. Após um evento em que precisa se vestir como grã-fino, decide ir para a cabana; se joga no mar, anda descalço e apanha frutas em árvores. Acaba passando em sua antiga casa, e ao ver Açucena e Vitor no sofá, parte para a ignorância.

Mas a personalidade do malvado pode mudar após seus entendimentos com Letícia. Ela reconta tudo o que acontecera na noite em que Jordí morreu, acrescentando detalhes que Vitor desconhecia: a personalidade doentia do marido e o corte que ele causou em suas costas, ao empurrá-la contra uma mesa. Vitor mantém seu tom cínico durante toda a conversa, mas não contém a emoção ao ver a cicatriz que Jordí causou em sua mãe. O grande encontro de mãe e filho acontece por intermédio de François, o que provoca um crise de ciúmes em Ramiro. Desencantado, o pescador confessa a Samuel que o amor que sentia por Letícia era mais forte enquanto não passava de uma ilusão.

Quem embarca num mundo de fantasias é Cassiano. Visando amenizar sua ignorância e reconquistar Dalila, o jovem decide se instruir lendo os livros que Samuel lhe empresta. Assim, mergulha em um mundo de fantasia, onde vivencia a saga de um herói beduíno, que enfrenta mares revoltos e terríveis penhascos, para salvar a princesa árabe Dalila. É assim que Cassiano tem a resposta para o questionamento que ex-noiva lhe faz dias depois. Diante de Dalila e de Pitanga, Cassiano opta por retomar o noivado. E decide comemorar levando Dalila para inaugurar a cabine do barco que construíra. Acaba conseguindo apenas um banho de água fria, já que para apagar seu fogo, a noiva o joga no mar.

Já Açucena, desiludida com a ausência de Vitor desde o dia em que Ramiro o confrontou, decide aceitar o convite de Franchico para um passeio. Ao dizer à menina que lhe daria tudo o que ela pedisse, Açucena diz querer o céu. Sem demoras, Franchico a leva para um passeio de ultraleve, onde os dois se beijam, apaixonados. Temerosa por não ser mais pura, Açucena acha melhor se afastar do malandro. Mas Franchico não dá a mínima para o assunto, conseguindo levar a loirinha para mais um passeio. Dessa vez, no entanto, o rapaz é infeliz na escolha: vai justamente para a gruta em que Vitor e Açucena transaram pela primeira vez, o que traz péssimas lembranças para a menina. Por outro lado, Franchico pode ter a chance de redimir o erro de seu avô. Ao investigar o diário de bordo de Saul, Adrenalina e Pessoa concluem que o velho estava seguindo em direção a Curaçao, paraíso fiscal onde, provavelmente, Saul depositou o dinheiro que roubou de Gaspar.

O relacionamento de Franchico e Açucena desestabiliza Vitor, mais uma vez. O jovem destrói tudo o que vê pela frente em sua casa. Letícia assiste a cena, mas se recusa a acreditar que o gesto denuncia a debilidade emocional do herdeiro. No entanto, mesmo após ter dito que se arrependia por ter crucificado a mãe, por conta da morte de Jordí, Vitor reabre o processo, contando com o depoimento de Hilda, e pede o indiciamento de Letícia, que, enfim, se convence da insanidade do filho. Desesperada, e já distante de Ramiro, que voltou para a cabana, a empresária se entrega a um longo beijo em François. Vitor continua com seus planos e pede Olívia em casamento. Envolvida pela aparente fragilidade do rapaz, Olívia aceita, sem se importar com o alerta de Davi: com o noivado, Vitor só quer dar mais um golpe em Gaspar. E assim o faz. De presente pelo casamento, o empresário dá ao neto 10% das ações da Nave, o que garantiria a maioria das ações a Vitor, não fosse o fato de Davi ainda manter os 49% em seu nome. Ciente da sua capacidade de manipular todos à sua volta, Vitor procura Açucena e diz que, apesar de estar noivo de outra, é ela que ele ama. O vilão chega a dar a menina uma aliança de compromisso, balançando novamente o seu coração. Para convencê-la em definitivo, Vitor leva Açucena para uma boate, onde Olívia os flagra:

VITOR - Os fatos estão aqui, diante de você. E eu não vou desmerecer a sua inteligência com explicações ridículas. Foi até bom, porque me poupou de muito papo furado e ceninhas de choro.

É em Davi que Olívia encontrara apoio para superar esta traição. Corno era de se esperar, ele devolve para Gaspar o lote de 49% das ações da Nave e revela o plano de Vitor para tomar o poder na empresa. Gaspar chega a chorar de revolta, mas Vítor não se abate e se justifica acusando o avô de incompetência. Expulso de casa, o vilão tenta fugir com Açucena, mas é impedido por Cassiano. Vitor então se instala na cama de Açucena, onde Serena lhes dá o maior flagra. Sem ter como abrir os olhos da filha, a guerreira assiste ao noivado do casalzinho.

Enquanto espera por Açucena no altar, Vitor tem mais um surto e expulsa a própria mãe de seu casamento. Assustada diante do desequilíbrio do noivo, Açucena recua e abandona a igreja, indo de encontro a Franchico. Apesar dos desentendimentos, é Letícia quem ampara Vitor, que cai no choro feito uma criança pequena. É o início do último capítulo deTropicaliente.

Gaspar, após os desapontamentos com o neto, é surpreendido com a chegada de um filho temporão. Amanda decide partir para a Europa, não sem antes abrir o coração e pedir a mãe que procure por François, o homem perfeito para ela. Letícia não perde tempo e busca arrematar o arquiteto o quanto antes. Dalila leva Cassiano ao altar e, surpreendentemente, se revela uma mulher romântica. Após ter clamado liberdade para sua condição de mulher, a jovem se revela virgem e tem uma noite romântica com o amado, saindo no barco dele rumo à um hotel a beira-mar. Pitanga, inconsolável, encontra consolo nos braços da mãe e do pai, Conrado (Antonio Grassi), que surge para recuperar o tempo perdido longe da família. Adrenalina e Pessoa se acertam, enquanto Olívia retoma o noivado com Davi. Já Isabel assume seu passado de empregada doméstica, e chega a vestir seu velho uniforme para atiçar os instintos selvagens de Bonfim. Serena, por sua vez, faz Ramiro sofrer para reconquistá-la. Enquanto se faz de difícil, acende velas para seus santo protetor, para que o divino continue abençoando as investidas de Ramiro. Ester chega a se desesperar com a demora da amiga para se entender com o marido.

SERENA - Calma, que o galo ainda nem cozinhou na panela, comadre!

Por fim, Serena se permite amar outra vez e rola pelas dunas com seu Ramiro. Os dois são contemplados com a chegada do neto, também chamado Ramiro, filho de Cassiano e Dalila. Olívia e Davi, Açucena e Franchico, e Letícia e François também aguardam o nascimento de seus bebês. Já Vitor, após um tratamento psiquiátrico, se apresenta com uma banda em um barzinho de São Paulo. Letícia, na plateia, aplaude de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.