Capítulos 85 a 90

85

Cassiano comemora a compra da madeira para construir seu barco. Bonfim fica abatido com a decisão de IsabelSamuel conta a Bujarona ter descoberto que ele deixou duas pessoas do veleiro morrerem por causa de uma fortuna. Bujarona chora. Vítor dá um cheque a Samuel como pagamento pela venda do pescado. Bonfim procura Gaspar para falar sobre as desconfianças de IsabelIsabel sai de casa e vai para o apartamento de FredVítor solicita ao gerente do banco que suste o cheque dado a Samuel como pagamento pelo pescado.



86

Gaspar cozinha para EstelaAmanda sofre por saudades de FrançoisSamuel tenta obter informações sobre o naufrágio do veleiro com a guarda costeira. Amanda diz a François que Letícia matou Jordi. Gaspar decide passar a noite com EstelaFred chega em casa e dá de cara com Isabel no quarto de AdrenalinaVítor desliga a refrigeração do frigorífico onde está armazenado o pescado de RamiroSamuel garante aos pescadores que o dinheiro será entregue no dia seguinte e eles se endividam. Adrenalina vai morar na casa de Isabel.



87

Pessoa recebe Adrenalina na maior felicidade. Bonfim procura Isabel e pede para ela voltar para casa, mas ela se recusa. Gaspar Estela levam Bonfim para dançar. Samuel conta a Dalila a história dos gitanos do mar e ela fica preocupada com o pai. Bonfim decide aproveitar a liberdade. Samuel conta a Ramiro que o cheque foi sustado. Dalila consola CassianoRamiro procura Vítor e ele diz que o pescado estava deteriorado. Samuel desconfia que Letícia foi a responsável pela suspensão do chequeSerena diz para Ramiro que Letícia é culpada pelo que aconteceu com o pagamento do pescado.



88

Serena Ramiro quase discutem por causa de Letícia: enquanto ele defende a empresária, Serena argumenta que Letícia agiu impulsionada por ciúmes e por vaidade ferida. Por fim, o casal não briga, e Ramiro garante que se for necessário, antecipará a próxima viagem ao mar, ao fim de que nada falte ao sustento da família. Samuel desconfia que algum tipo de sabotagem realizada no estaleiro tenha causado a deterioração do pescado. Bonfim também suspeita de sabotagem e sugere isso a Letícia sutilmente, ao afirmar que é muita coincidência um único frigorífico da empresa ter falhado e que uma vistoria demonstrou que não há problema na refrigeração de nenhum dos compartimentos. Ester fica cismada porque Samuel passou a noite mexendo em documentos do misterioso baú. Ela desabafa com Serena e dá a entender que Samuel pode estar guardando a certidão de nascimento de Pitanga. Bujarona foge de casa. Fantasiosa, Açucena diz para Cassiano que Vítor, no fundo, é uma boa pessoa e que ela tem certeza de que ele ainda a ama. Vítor fala para Davi que não preencheu a planilha de controle de qualidade do pescado quando da entrada do produto. Questionado por Davi sobre os critérios técnicos do controle de insumos, ele afirma que não deve satisfações a subalternos. Davi transmite a Letícia o fato de Vitor ter dispensado o preenchimento da planilha de qualidade da mercadoria. Manuela procura por BujaronaLetícia manda Davi pagar os pescadores, considerando que a falha foi do estaleiro e não há como provar que o pescado foi entregue com qualidade ruim. Diante de Davi, Ramiro recusa o dinheiro e tem uma crise de orgulho, dizendo que exige um laudo comprovando que entregou o pescado com qualidade. Ele acaba cedendo aos pedidos dos outros pescadores e aceita o pagamento pela mercadoria. Serena diz a Ramiro que Letícia se mostrou digna ao fazer o pagamento. Cassiano fica feliz em encomendar novamente a madeira para o seu barco. François conta para Letícia o que Amanda conversou com ele sobre a morte de Jordi. Letícia fica chocada ao notar que Amanda acreditou nas suposições de Vitor e reproduz as acusações acerca da morte de Jordi. A viúva diz, ainda, que não quer perder François, mas ele a acalma com um beijo e uma declaração. Ramiro entra na sala sem ser anunciado e flagra Letícia e François se beijando, apaixonados. Os três se entreolham, significativamente.




89

Ramiro tenta disfarçar o abalo emocional por ver Letícia aos beijos com François. Ramiro Letícia se tratam com frieza, abordando apenas assuntos relacionados ao pescado, e ele vai embora, perturbado. Letícia, constrangida, chega a esquecer sobre o que estava falando com François anteriormente. O arquiteto relembra que ele estava fazendo uma declaração de amor e explicita que Letícia ficou totalmente desestabilizada com a presença de Ramiro. François diz a Letícia que a culpa por sua confusão emocional é dela própria, que precisa vencer o passado para viver o presente. Ele afirma, ainda, que vai se afastar dela, esperando que ela reflita, faça sua escolha e o procure quando souber o que fazer. Em seguida, François vai à sala de Vítor: o rapaz ironiza o fato de ele estar namorando Letícia às escondidas e sugere que ela mata os homens com quem se envolve. François confronta Vitor, debochando de sua afirmação e sustentando que ele precisa crescer e deixar Letícia em paz, mesmo que para isso seja necessário buscar ajuda médica para vencer seu complexo de Édipo. Serena se preocupa com o comportamento agressivo de AçucenaManuela Pitanga procuram Bujarona na casa de Samuel Ester fica tomada de ciúmes. Cassiano e Pitanga saem a procura de Bujarona de um lado e Samuel com Manoela seguem em outra direção. Cassiano e Pitanga encontram Bujarona em um barco, pronto para zarpar. Letícia chega em casa e recrimina Amanda por ter dito a François que ela é responsável pela morte de Jordi. Letícia afirma que François é a única coisa boa que ela possui, e questiona por que Amanda quer tirá-lo dela. Amanda discute com Letícia, sustentando que luta por François exatamente para não ser infeliz como a mãe, e que o natural seria Letícia se afastar do arquiteto para deixar o caminho livre. Letícia se recusa e Amanda, chorando, diz ter certeza de que ela não ama François, da mesma forma que não ama os filhos, o falecido Jordi e nem a ela própria. Dalila sente ciúmes ao ser informada por Berenice e Benvinda, em tom de chacota, que Cassiano saiu para passear de jipe com Pitanga. Serena esclarece a verdade sobre a saída de Cassiano e Pitanga. Cassiano Pitanga chegam com Bujarona ao bar de Manoela, onde Samuel também está. Bujarona é duro com Samuel: diz que nunca mais quer falar com ele.



90

Samuel convence Bujarona a conversar com ele. Pitanga fica feliz com a atenção dispensada por Cassiano a elaBujarona confessa a Samuel que queria fugir para esquecer o passado. Samuel promete a Bujarona que vai procurar pela mulher e pela criança que estavam no veleiro que naufragou. Gaspar confidencia a Letícia que está apaixonado por Estela e ela o apoia. Pai e filha planejam um jantar para apresentar Estela à família. François está em casa quando ouve um barulho na sala, ele corre pensando que é Letícia, mas dá de cara com Franchico, que voltou de Miami. Vítor diz para LetíciaGaspar Amanda que desconfia das intenções de François e que provavelmente ele quer dar um golpe em Letícia para ter acesso ao dinheiro dos Velasquez. Os pescadores fazem uma festa na aldeia. Franchico chega à aldeia com presentes para todos. Ele vai ao quarto de Açucena com um enorme urso de pelúcia e consegue convencer a menina a participar da festa de pescadores. Vítor incumbe Davi de levantar informações sobre a vida de François em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.