Capítulos 79 a 84

79

Gaspar pede a Franchico para ele não contar a sua família sobre a sociedade. Isabel continua com ciúmes de Bonfim e pede a Olívia para que ela vigie o pai. Açucena continua febril e sem vontade de sair da cama. Os pescadores retornam do mar. Ramiro fica preocupado ao encontrar Açucena doente. Serena relata que o estado da menina se deve ao afastamento de Vitor. Serena complementa que agora tudo ficará bem, porque os pescadores estão de volta a suas famílias e tiveram muito sucesso na pesca. Ramiro e Cassiano trocam olhares significativos. Franchico viaja para Miami. Dalila Cassiano matam as saudades. Letícia vai à exposição de François, sendo recebida por ele com uma elegante declaração. Samuel diz a Ester que uma novidade ruim está prestes a acontecer na família de Ramiro, depois, vai à casa do amigo levar ervas para tratar Açucena. Samuel estranha o carinho com que Serena fala do marido. Ramiro conta a Samuel que ainda não teve coragem de falar com Serena sobre a separação e que não pode tomar nenhuma atitude enquanto a filha estiver doente. Amanda se incomoda com a presença de Letícia no vernissage. O evento transcorre com sucesso. Ao final, François tenta convencer Letícia a sair com ele para comemorar, mas ela diz que seria indelicado com Isabel e Amanda, que foram as idealizadoras da exposição e merecem estar com ele no momento de comemoração. A viúva promete a François um jantar comemorativo para o dia seguinte. Amanda diz a François que tem uma surpresa para ele em sua casa. Lá chegando, ela o orienta a tomar um banho e relaxar enquanto ela prepara a surpresa.





80

Amanda prepara um jantar a luz de velas para François, enquanto ele toma banho. Gaspar leva Estela à boate onde os dois se conheceram. Ele propõe a Estela que ela vá para Fortaleza com ele, de modo que os dois não precisem se separar. Estela fica receosa de não ser aceita pela família de Gaspar e ele pede que ela lhe dê um tempo para prepará-los para a apresentação. Estela acha melhor ficar no Rio de Janeiro, porque não gostaria de ficar morando em um hotel em Fortaleza enquanto Gaspar resolve a questão com sua família. Gaspar mente que tem um amigo com um apartamento disponível para hospedá-la e se afasta para fazer um telefonema. Em seguida, liga para Bonfim, acordando-o no meio da madrugada, e o orienta a comprar e decorar um apartamento sem contar para ninguém. Isabel fica desconfiada da ligação e tem certeza de que se trata de uma amante exigindo um apartamento. Começa a cair uma tempestade. François tenta levar Amanda embora mas o jipe atola nas dunas. Os dois voltam para a casa dele, completamente molhados. Açucena tem um pesadelo. Cassiano entra no quarto e a acorda. Cassiano afirma que se ela não melhorar, vai matar Vitor. Açucena confronta Cassiano dizendo que ama Vitor e que ele também a amava mas decidiu se afastar devido às hostilidades da família. François pede que Amanda ligue para casa para chamar o motorista, mas ela tira o telefone da parede e finge que o aparelho está mudo. Amanda tira as roupas molhadas e se veste apenas com uma camisa de François. Os dois bebem uísque e licor e ela tenta seduzi-lo, insinuando-se. François não resiste e cede aos beijos de Amanda. Quando as luzes se acendem os dois acabam se afastando. Como o telefone não funciona, François orienta que Amanda suba as escadas e escolha um quarto para dormir. Amanda escolhe o quarto de François e ele vai para um quarto de hóspedes. Amanhece. Isabel diz para Olívia que Gaspar tem uma amante. Letícia lê no jornal a boa repercussão sobre o vernissage. Neide informa que Amanda não dormiu em casa e Letícia corre para a casa de François. Ela encontra vestígios como a mesa do jantar, taças de uísque e licor, as roupas de Amanda, e sobe na direção do quarto do arquiteto. Amanda acorda ao que Letícia entra no quarto. Ao ser indagada sobre onde está François, a moça sorri, sarcástica, e diz que ele deve estar tomando banho ou preparando o café da manhã.




81

Amanda insinua para Letícia que dormiu com François. Letícia fica furiosa. Depois que Amanda se veste, Letícia a faz ir embora e fica na casa, esperando François aparecer. Bonfim pede a Suzana ajuda para decorar o apartamento onde Estela ficará hospedada. François desce as escadas e é surpreendido com a presença de Letícia. Ela briga com François e o acusa de ter seduzido Amanda. François explica a verdade mas Letícia não acredita. Ela apenas cede depois que ele descobre que o fio do telefone foi desligado e ambos deduzem que foi parte da armação de Amanda para passar a noite com ele. François se declara para Letícia e os dois se beijam intensamente. Cassiano procura Vítor e pede para ele visitar Açucena. Vítor demonstra desinteresse e diz que vai visitá-la depois, porque está muito ocupado. Ao saber que Letícia não foi trabalhar, Vitor decide ir para casa investigar o que aconteceu. Letícia chega em casa e é provocada por Amanda, que afirma que a mãe a colocou para fora da casa de François para ter o terreno livre para seduzir o arquiteto. Amanda insiste na versão de que passou a noite com François e Letícia deixa claro que não acredita e que vai castigá-la por ela ter plantado pistas falsas pela casa do arquiteto, a fim de iludir Letícia, na certeza de que ela iria até lá, procurá-la, ao perceber que a filha não dormira em casa. Vitor chega na hora e diz que Letícia não tem moral para criticar Amanda. Ele questiona o que a mãe estava fazendo, durante a manhã toda, na casa de François: defendendo a horna de Amanda ou entregando a própria honra ao arquiteto. Letícia dá um basta nas acusações de Vitor e Amanda e diz que vai assumir o romance com François. Vítor a acusa de ter matado seu pai e pergunta se ela também matará o novo namorado quando se cansar dele. Letícia fica estarrecida com a acusação e vai para o quarto. Amanda tem uma crise nervosa devido à acusação de Vitor, mas ele insiste em afirmar que Letícia é uma assassina e que há outros homens em sua vida, além de François. Amanda se recusa a ouvir e justifica que a morte de Jordi foi apenas um acidente. Amanda vai ao quarto de Letícia e lhe pede desculpas, emocionada. Vítor vai até a aldeia de pescadores. Ramiro se assusta com a presença do rapaz mas Cassiano justifica que foi ele quem o convidou e que somente assim Açucena poderá melhorar. Cassiano conduz Vitor na direção da casa.




82

Serena e Dalila se assustam com a chegada de Vitor mas Cassiano as tranquiliza, explicando que o rapaz foi convidado por ele. Cassiano leva Vítor ao quarto de Açucena. Os dois pedem para ficar sozinhos. Vítor é grosseiro com Açucena: embora mantenha a calma e demonstre serenidade, ele pronuncia um discurso moralista e rancoroso, classificando Açucena como uma donzela cultuada por todos como o símbolo da pureza, mas cuja virtude foi perdida, tendo sido a preciosa honra da menina subtraída por ele, sem dificuldades. Açucena fica decepcionada e pede que ele vá embora, reforçando que nunca mais deseja vê-lo e adjetivando-o como monstro e cafajeste. Vitor finaliza dizendo que só foi até lá porque recebeu visitas de Serena e Cassiano, e queria deixar bem claro que não quer mais nada com ela. Serena conforta a filha e fica aliviada ao saber que não existe mais nada entre ela e Vítor. Dalila fica furiosa com Cassiano por ele ter deixado Vítor ver Açucena. Vítor é cínico com Letícia. Ramiro não tem coragem de romper com Serena e adia a conversa. Vítor compra o pescado de Ramiro por meio de um acordo verbal, na empresa, simulando simpatia e amizade. Isabel pensa que Bonfim comprou um apartamento para Suzana ao saber que os dois foram juntos ver o imóvel e ainda almoçariam no trajeto. Isabel entra em crise e é examinada por Olívia, enquanto Pessoa dorme na sala da mansão, com um livro de gramática sobre o rosto, indiferente aos dramas de Isabel. Ramiro vai à casa de Letícia e demonstra alegria e satisfação ao vê-la. Letícia, por seu turno, é rude com Ramiro, dizendo que não está nada interessada nos sentimentos dele, nem entende o que ele foi fazer em sua casa.





83

Letícia discute com Ramiro, afirmando que ele a abandou por duas vezes - no passado e no presente, mas que desse último abandono ela já estava recuperada. Ramiro se assusta, diz a Letícia que a ama e tenta justificar que remeteu um bilhete por Samuel explicando a impossibilidade do encontro antes da viagem. Letícia não acredita na fala de Ramiro e o expulsa de sua casa. De volta à aldeia, Ramiro vocifera contra Samuel, pensando que o pescador não entregou o bilhete, propositadamente. Samuel relata que deixou o envelope com a secretária e Ramiro pede desculpas. Ramiro ainda afirma ao amigo que não poderá ser feliz sem Letícia. Letícia procura François, sendo recebida com flores, uma declaração de amor e um beijo. Os dois saem para fazer um piquenique preparado com ele, que pensou em todos os detalhes para fazê-la se sentir bem a seu lado. Letícia fica radiante por passar o dia com François. Serena é carinhosa com Ramiro. François pede Letícia em casamento. Estela se encanta com o apartamento e beija Gaspar, apaixonada. Letícia e François voltam para a casa dele e são surpreendidos com a presença de Amanda. Amanda diz a François que alguém roubou seu namorado, por isso ela não está feliz, mas que ela vai reaver o que lhe pertence. A garota complementa, ainda, que a pessoa que lhe roubou seu namorado ainda será revelada como uma grande decepção, e nesse dia, o homem que ela ama voltará, pedindo perdão. Amanda faz perguntas a Gaspar sobre o acidente em que seu pai morreu. Letícia conta a Gaspar que Vítor a está acusando de ser responsável pela morte de Jordi. Irritado, Gaspar exige que Vítor o procure para conversar.





84

Olívia diz a Vítor que os operários estão constrangidos em serem atendidos por uma médica. Insegura, ela cogita deixar o cargo. Vitor a dissuade do melindre. Plínio leva flores para Estela em nome de Gaspar e conta que o empresário só poderá vê-la à noite. Vitor reitera em frente ao avô que Letícia é responsável pela morte de Jordi. O jovem ainda insinua que o avô corrempeu a perícia sobre a morte de Jordi para encobrir o suposto crime de Letícia. Vitor jura que até o último dia de sua vida, jamais se esquecerá da morte do pai. Gaspar manda Bonfim fazer companhia a EstelaIsabel arruma as malas para sair de casa. Estela, irritadiça, se revolta com a atitude de Gaspar e diz para ele, por telefone, que não vai sair para jantar com BonfimIsabel pede a separação para Bonfim, justificando que ele presenteou a amante com um apartamentoSerena, alheia aos sentimentos de Ramiro, lhe faz carícias enquanto ele pensa em LetíciaIsabel decide ficar no quarto de hóspedes. Gaspar Estela fazem as pazes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.