Capítulos 49 a 54


49

François (Victor Fasano) conta para Franchico (Cássio Gabus Mendes) que não foi Letícia (Silvia Pfeifer) quem escreveu a mensagem no banheiro. François liga para Letícia, e sob os olhares de Vítor (Selton Mello), ela fala de maneira formal e distante, tratando de desligar logo. Vitor fica curioso com a situação. Serena (Regina Dourado) pergunta a Ramiro (Herson Capri) se ele já se decidiu sobre o que fará em relação aos dois. Ela é categórica em afirmar que não aceitará dividi-lo com Letícia. Ramiro decide seguir sua vida ao lado de Serena e seus filhos. Mesmo com a decisão de RamiroSerena decide dormir no quarto da filha, sem o marido. Franchico viaja para São Paulo. Enquanto Adrenalina faz jogo duro e evita falar com Pessoa, o rapaz combina com Pitanga para irem à aldeia: ele atrás de Dalila (Carla Marins) e ela de Cassiano (Márcio Garcia)Letícia vai à casa de François pedir desculpas pela forma que falou com ele ao telefone. Letícia conversa sobre os ciúmes de Vítor e a paixão de Amanda (Paloma Duarte) por ele. François diz a Letícia que percebeu o interesse de Amanda nele, mas que ele encarou como uma brincadeira de criança. Letícia diz que não irá competir com a filha e que prefere acabar com o relacionamento dos dois.





50


François diz a Letícia que não vai permitir que Amanda os separe e a empresária cede aos seus beijos. Letícia chega na empresa e Amanda está em sua sala. A garota enfatiza sua paixão por François e diz que esse amor a fará crescer. Amanda interpreta, nas palavras de Letícia, sutis insinuações de que seu interesse pelo arquiteto é apenas um encantamento passageiro. Letícia afirma, ainda, que há uma diferença de idade e de maturidade separando a filha e François. Pessoa perde a queda-de-braço com Cassiano, e é jogado no mar de roupa e tudo. Amanda visita François, pede desculpas pelo que aconteceu e confessa que está apaixonada por ele. François diz que ela tem idade para ser sua filha e delicadamente descarta a possibilidade de corresponder às expectativas dela. Ele aventa a possibilidade de a garota estar confundindo amor com a falta de uma figura paterna. Amanda refuta a teoria de François, tem uma crise de choro, faz declarações de amor e acaba indo embora, chateada, e dizendo que com o tempo ele aprenderá a enxergá-la como uma mulher adulta.





51

Pelo telefone, François conta a Letícia sobre a visita de Amanda. Os dois marcam um almoço para decidir o que fazer para não magoar AmandaAdrenalina Pessoa se beijam, na orla, após ela demonstrar ciúmes dele com Pitanga. Vitor fala mal de Bonfim para Davi, ilude o rapaz com promessas de aumento de salário e diz que quer ser seu padrinho de casamento, tudo para tentar, sem sucesso, convencê-lo a forjar um encontro envolvendo Olívia para aquele mesmo dia. Vítor vai até o restaurante e vê Letícia com FrançoisVítor se oferece para almoçar com os dois, frustrando a conversa. Manuela descobre que Pitanga foi para a aldeia e a proíbe de voltar ao local. Vítor percebe o interesse de François por Letícia mas simula não ter percebido. Ele vai embora dizendo que em meia hora espera a mãe na empresa para tratar de assuntos de trabalhoFrançois diz a ela que os dois terão de namorar escondido. Em São Paulo, Franchico telefona para Lilian e marca um encontro com ela para falar sobre FrançoisVítor pede para Bonfim ficar de olho em Davi, critica os modos do rapaz, finge uma falsa insegurança profissional e diz que Bonfim é a única pessoa em quem ele pode confiar na empresa. Pensando em ver OlíviaVítor se convida para tomar um uísque na casa de Bonfim. Isabel fica radiante com a chegada do rapaz e convence a filha, à base de críticas, a sair da cama e descer para receber o visitante.





52

Serena concorda que Ramiro volte a dormir no quarto do casal. Olívia desce para o jantar contrariada e vestindo moletom. Isabel dá um jeito de deixar a filha sozinha com Vítor na sala. O playboy tenta conversar com Olívia, que o trata mal. Vitor vai embora e Isabel critica a filha. Por telefone, Olívia briga com Davi porque ele está se deixando usar por VítorFranchico Lílian se encontram no hotel, em São Paulo. Lílian fica frustrada ao perceber que François só quer saber da venda de seu apartamento. Ramiro fica frustrado ao ver que Serena vai dormir numa rede. Lilian desabafa com Franchico que sente saudades de François Franchico promete levá-la com ele para Fortaleza. Fazendo-se passar por rico, o malando tenta, sem sucesso, seduzir Lilian. Depois, ele avisa a François que levará a mulher a seu encontro em Fortaleza. O arquiteto não gosta nada da ideia. Franchico vai embora e deixa Lílian para trás, mas ela aparece no aeroporto de surpresa e ambos acabam embarcando no jatinho rumo ao Rio de Janeiro, antes de seguir para o nordeste. Isabel surpreende Gaspar (Francisco Cuoco)  com um pedido: quer que ele ceda sua casa para o chá beneficente.




53

Gaspar cede ao pedido de Isabel para fazer o chá beneficente na sua casa. Vítor passeia de lancha, encontra Açucena (Carolina Dieckmann) no rio e mergulha em sua direção. Ele a convida para um passeio de lancha. Dalila aconselha a amiga a não aceitar, mas ela vai, decidida. Pessoa convida Adrenalina Janaína para um banho de piscina em sua casa, já que a empregada está de folga no dia. Janaína surpreende com seu corpo escultural e Adrenalina fica com ciúmes. Serena pede que Dalila encontre Açucena. Gaspar flerta com uma das damas casadas que participam do chá. Vítor Açucena se beijam. Ele faz declarações de amor à garota.  Bujarona faz Pitanga jurar que o levará até a aldeia. Todos na aldeia se dividem em grupos e começam a procurar por Açucena. Dalila mantém silêncio sobre o paradeiro da amiga.





54

Serena fica desesperada devido ao sumiço da filha e acredita que ela possa ter se afogado no mar. Açucena pede para Vitor levá-la para a aldeia, pois todos devem estar preocupados. Dalila acaba revelando que ela saiu de lancha com VítorRamiro decide ir até a casa de Vítor Serena vai junto. Ramiro interrompe o discurso de Letícia na sua casa e, aos berros, pergunta por VítorRamiro chama Vítor de cafajeste e Letícia diz que não sabe aonde ele foi. Ramiro ameaça não responder pelos seus atos caso Vítor tenha feito alguma besteira com Açucena, além disso, faz um discurso sobre valores, não poupando críticas contra a família de Letícia. Serena e Ramiro vão embora e Letícia, mortificada, pede para que Olívia peça desculpas aos convidados em seu nome, recolhendo-se em seguida para seu quarto. Os pescadores veem Vítor chegando com Açucena, e revoltados, querem bater no rapaz, acenando com paus e gritando da orla. Açucena pede para que Vítor vá embora e pula no mar. Cassiano pega um barco e tenta alcançar Vitor, mas o motor da lancha é mais potente. Açucena explica a Ramiro que só foi passear com Vítor e que o rapaz pretende formalizar um pedido de namoro, mas o pai a proíbe de vê-lo novamente. Ramiro, que na casa de Letícia se fizera de dono da razão e da verdade, levanta o braço para agredir a filha, mas é impedido por Serena. Ramiro, em casa, faz críticas contra Vitor e Letícia, transferindo para ela a responsabilidade sobre a personalidade de Vitor e deixando transparecer a mágoa e o ressentimento que ele sente pela empresária, ou pelo fato de ainda desejá-la tanto. Serena Ramiro fazem as pazes. Isabel demite Janaína ao pegá-la desfrutando da piscina. Bonfim critica o alarmismo de Isabel. Fica claro que ela é hipócrita e esconde algo sobre o próprio passado. Adrenalina pede ajuda a Olívia para emagrecer. Franchico marca um encontro com Alvarito e leva Lílian junto.





Comentários


Paloma Duarte continua rendendo excelentes cenas, principalmente nos momentos em que atua com Silvia Pfeiffer. A vivacidade e energia de Amanda servem de contraponto à elegância fria de Letícia, mas também o talento de Paloma é evidente, imprimindo ao seu teenage dream força e profundidade que fazem a diferença. A história da personagem poderia ser desimportante e superficial, não fosse a acertada escolha da moça para interpretar Amanda. Da mesma forma que Franchico é o contraponto colorido ao pálido - embora venusto - François, Amanda contrapõe-se convenientemente à "estática" Letícia, assim como atua o enfático Vitor em relação a opaco Gaspar.

A mágoa e o ódio de Ramiro quando fala mal de Vitor rapidamente transparecem o ressentimento que ele tem contra Letícia, demonstrando que é fácil transferir para outros o ódio pelos próprios erros, no caso dele, o fato de desejar tanto aquela mulher, mesmo tendo família. Os dramas de Ramiro são vividos em silêncio e nas entrelinhas. Parece tentar convencer a si próprio, o tempo todo, de que não deseja o que realmente quer. Não perde uma chance de agredir Letícia, mas se fica sozinho com ela, não resiste a seus encantos! Esse tipo de característica começa a pesar com o personagem, no sentido de favorecer François como par ideal para a protagonista e também no sentido de caracterizar Ramiro como um homem dividido, hipócrita e perturbado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.