Capítulos 31 a 36


31

Ramiro diz a Samuel que os pescadores terão que entender a saída deles de Fortaleza, pelo bem da família dele. Pitanga pergunta a Adrenalina quem eram as pessoas que procuravam por ela. Adrenalina se esquiva do assunto. Adrenalina Pessoa se reencontram no bar de Manuela. François chega para o almoço na casa de Letícia e a encontra no jardim com um ramo de flores nas mãos. Os dois conversam sobre jardinagem, demonstrando interesse um pelo outro.  François fala para Letícia que deseja que ela planeje o jardim da casa dele. Amanda interrompe a paquera e toma François pelo braço, levando-o para a piscina. Bujarona tem uma crise de esquizofrenia ao ver Pessoa, mas depois é controlado pela família. Pessoa e Pitanga pedem que Manuela deixe Adrenalina morar no bar, mas ela não concorda com a ideia, temendo os homens que estiveram em Fortaleza anteriormente em busca da garota. Amanda e Letícia observam François enquanto ele nada, encantadas. Durante o almoço, Letícia e François flertam elegantemente. Amanda faz várias perguntas, demonstrando seu interesse pelo arquiteto. François conta a Gaspar que pretende ficar em Fortaleza e que tem um motivo muito especial para isso, direcionando um olhar sutil para Letícia, que compreende. Depois do almoço, Gaspar forja um motivo para sair da mesa e dá um jeito de levar Amanda consigo, deixando Letícia François sozinhos e este lhe diz, numa atmosfera de romantismo, que ela será a primeira pessoa a conhecer a nova casa dele. Eles paqueram enquanto Letícia bebe um drumbuie e François, um Brandy and Bénédictine. Adrenalina diz a Pessoa que voltou para Fortaleza porque acredita que os homens que a procuravam não tornarão a visitar a cidade, por acreditarem que ela está longe dali. Ramiro pretende anunciar aos pescadores que eles deixarão Fortaleza. Entretanto, a aldeia está em festa, as pessoas dançam, bebem e cantam. Ramiro não consegue fazer o pronunciamento pois é interrompido por Manjubinha, que faz um discurso em favor da decisão de fixar residência em Fortaleza. Ramiro se acovarda e não se contrapõe à opinião geral: acaba no meio da ciranda de dança, enquanto Serena observa da varanda, contrariada. Olívia não cede aos pedidos de Pessoa, que queria instalar Adrenalina nas dependências do hospital. Serena evita discutir com Ramiro mas fica frustrada e letárgica. Ele pede que ela seja compreensiva e anuncia que não vão mais deixar a cidade. François anuncia para Franchico que Letícia é a única mulher que merece seu amor, e que o relacionamento está em vias de começar. Letícia, sozinha em seu quarto, chora ao lembrar o beijo com Ramiro. Gaspar entra no quarto e ela o abraça, fragilizada.







32

Letícia diz a Gaspar que não consegue se imaginar com outro homem que não seja RamiroSerena conta para Cassiano que eles não irão mais embora. Cassiano começa a por em prática o projeto de seu barco. Olívia vai até a casa de Ester Samuel convidá-los para um jantar na sua casa. Olívia tranquiliza Ester e diz que, se Davi não for ao jantar, ele vai se entender com ela. Gaspar viaja para o Rio de JaneiroSerena pergunta para Samuel o que fez Ramiro decidir ir embora de Fortaleza mas ele não revela nenhum detalhe sobre o beijo que aconteceu entre Ramiro e LetíciaAdrenalina conta a Bujarona que ele se parece com seu avô que morreu no mar. Adrenalina pede ajuda ao colunista Fred Assunção, que aceita hospedá-la em seu apartamento: para surpresa da jovem, o colunista vive em um apartamento bastante desorganizado. Pensando em Vitor, Açucena fica triste com a notícia de que a família não vai mais se mudar para o sul. Gaspar encontra Vítor, no Rio de Janeiro, e o rapaz está de chamegos com uma moça. Vitor trata Gaspar com deboche e Gaspar é ríspido, ordenando que Vitor fique para conversar e que a moça que o acompanha vá embora.





33

Gaspar diz a Vítor que colocará a mansão à venda. Vítor diz a Gaspar que Letícia matou o pai dele. Gaspar defende a filha, dizendo que o que aconteceu foi uma fatalidade. EsterSamuel Dalila chegam para jantar na casa de OlíviaGaspar vai até o bar onde Estela trabalha. Estela é demitida do bar. Gaspar consola Estela e diz que pode ajuda-la a sair dessa situação. Ele pede desculpas pelo episódio do cheque e a convida para jantar. Ela aceita o convite. Davi chega para o jantar e Olívia fica aliviada. Pessoa gosta de conhecer Dalila. No fim do jantar, Isabel prepara uma quentinha e oferece a Ester, que fica ofendida.








34

Ester diz que não precisa de comida e que Isabel deveria oferecer a quentinha para os pobres. Isabel fica sem saber o que fazer e os convidados vão embora. Bonfim decide ser mais duro com a esposa e diz que não vai permitir que ela maltrate os futuros sogros de Olívia e ainda a lembra de que sua origem humilde será sempre um fantasma. Por sua vez, Davi comenta com Olívia que a recepção não foi uma boa ideia, mas a noiva rebate que se ele não se entender com os pais não haverá casamento. Adrenalina gosta dos contos escritos por FredBonfim pede desculpas a Davi pela atitude da mulher. Olívia diz a Davi que acha que está fazendo a escolha errada.  Estela perdoa Gaspar. Depois do jantar Gaspar a leva para casa, mas Estela não o deixa entrar. François liga para Letícia e avisa que sua casa está pronta para receber a primeira visitante. Letícia aceita o convite de François e ela a busca de jipeLetícia se encanta com a casa de François, elogiando seu talento. Para ela, a casa é mágica e ele, um artista.Gaspar pede a Alvarito que contrate Estela, sem revelar que o empresário está por trás do pedidoFrançois diz a Letícia que ela não pode ficar presa às feridas do passado e às mágoas de um casamento infeliz. Ele arremata o raciocínio perguntando a Letícia se ela quer reconquistar o pescador. Letícia direciona um olhar de surpresa.







35

Letícia conta a François seu romance com Ramiro, explicando que foi uma relação caracterizada por sentimentos puros. A viúva diz que se reserva o direito de explorar a possibilidade de aquele amor do passado ainda estar vivo no pescador. François diz a Letícia que a quer e não irá desistir. Ele ressalta que a diferença cultural entre ela e Ramiro é um obstáculo intransponível e insinua um beijo, mas ela pede para ser levada embora. Açucena Dalila vão até o bar de Manuela para buscar Pitanga. Elas irão fazer matrícula no colégio. Bujarona comenta com Samuel que Franchico se interessou pela luneta e Samuel o orienta a omitir detalhes sobre a origem da luneta se o rapaz tornar a procurá-loFrançois avisa a Franchico que vai se mudar porque a casa dele ficou pronta. Franchico sai do hotel antes dele para não pagar a conta. Samuel matricula Dalila Açucena na escola. Vítor é surpreendido por um corretor afixando uma placa de venda diante da casa. Ele se destempera e vai atrás do avô no hotel, para tentar convencê-lo a não vender a casa. Vitor fala com o avô, enfurecido, mas não consegue persuadi-lo. Gaspar diz ao neto que ele pode ficar no Rio de Janeiro sem apoio financeiro da família ou, se quiser, pode voltar para Fortaleza com ele no dia seguinte. Gaspar contrata o agente Alvarito para empregar EstelaFrançois paga a conta do hotel, chega à casa nova e encontra Franchico de roupão, desfrutando das dependências do casarão.




36

Dalila diz a Ester que precisará de roupas novas para ir ao colégio. Samuel conversa com Cassiano sobre a ida de Dalila ao colégio. Cassiano diz a ele que a vida dele é no mar, que não pode nem pensar em viver longe dele, além disso, o hercúleo rapagão teme que Dalila possa se desinteressar por ele caso se torne uma mulher culta. Para Cassiano, a mulher deve se dedicar apenas à casa, ao marido e aos filhos. Samuel promete dar a Cassiano algumas coisas para ele ler e também promete algumas orientações pedagógicas para que ele possa expandir seus horizontes. François se conforma em ter Franchico morando com ele, inclusive perdoa a dívida relativa à temporada no hotel de luxo. Franchico convida Ramiro Serena para uma festa de inauguração na casa de François, e Açucena não fica muito animada nem com a presença do picareta, nem com a festa. Adrenalina briga com Pessoa por ciúmes de Dalila. Já Pitanga, promete levar Pessoa à aldeia onde Dalila vive, mas adianta que a moça tem um namorado forte e ciumento. Pessoa fica excitadíssimo diante da possibilidade de saber mais sobre Dalila. Serena comenta com Ramiro que será bom para Açucena se interessar por Franchico para esquecer Vítor. Ramiro se irrita devido à menção à família Velasquez. François chega à casa de Letícia de surpresa e anuncia que está ali para levá-la para jantar. A empresária demonstra surpresa.





Comentário


A casa que serve de cenário à mansão dos Velásquez no Rio de Janeiro, em Tropicaliente, aparece no último capítulo do seriado A Justiceira, de 1998, como sede da fazenda paraguaia onde está o filho desaparecido da protagonista. Até a decoração é a mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.