Capítulos 19 a 24

19

Letícia (Silvia Pfeifer) não consegue convencer Vítor (Selton Melo) a não voltar para o Rio de Janeiro. Ele ainda a agride com ironias. François (Vitor Fasano) pensa em desistir de jogar no time de Franchico (Cássio Gabus Mendes), mas este lhe diz que é a única chance de se aproximar de LetíciaGaspar (Francisco Cuoco) não atende ao pedido de Letícia para ir ao aeroporto impedir que Vítor vá embora. Ele garante que o melhor é que Vitor aprenda com as dificuldades e que não seria correto permitir que a família se desestabilize devido à atitude rebelde. Para Gaspar, o ideal seria que Vitor sequer pudesse contar com o dinheiro da família a partir de sua decisão. Cassiano (Márcio Garcia) Dalila (Carla Marins) discutem quando ela revela que sabia da mentira que Açucena contou para ir à casa dos VelasquezFranchico “despeja” Adrenalina de sua barraca porque está no meio do campo de futebol, mas ela acaba apitando o jogo e dando dicas técnicas a François. Samuel vai fechar a compra do pescado com Letícia, mas ela chega ao trabalho desestabilizada pela viagem de Vitor e cancela todos os compromissos do dia. A viúva pede que Samuel acerte a negociação com Davi. Ramiro demonstra impaciência durante o café da manhã. Samuel fica orgulhoso ao ver Davi tratar de negócios ao telefone em francês. Davi trata o pai friamente e dificulta a negociação, de forma esnobe. Letícia não concorda com a atitude de Davi, que suspendeu a compra do pescado. Ela pede a Bonfim que assuma a negociação e que fique atento às atitudes de Davi, pois não aceitará que os pescadores da aldeia sejam explorados.  Gaspar promete 200 dólares a cada jogador do time caso vençam a equipe de Franchico. Olívia visita os pais de DaviDalila Açucena chamam Olívia para tomar banho de rio com elas, e ela aceita. As meninas se divertem no rio e depois escorregam nas dunas de areia. Amanda deduz que o irmão voltou para a casa da família no Rio de Janeiro. A pedido da mãe, telefona para lá. Vítor chega à casa quando o telefone começa a tocar. Ele arranca o telefone da parede.







20

Amanda conta para Letícia que Vítor está apaixonado por Açucena (Carolina Dieckmann), e que isso poderá fazê-lo voltar para FortalezaOlívia aconselha Dalila a conversar com CassianoVítor se recorda do momento da morte de seu pai e fica perturbado. Ramiro (Herson Capri) e os pescadores se preparam para a viagem rumo ao alto-mar. Cassiano sugere a Açucena que Dalila não o ama pois resiste em se manter virgem. Açucena diz a Dalila que Cassiano espera por uma prova de amor dela. Dalila fica indignada com a hipocrisia de Cassiano e diz que ele é que terá que lhe dar uma prova de amor, casando-se com ela. Os pescadores se despedem de suas famílias antes da viagem. Convencida pela romântica Açucena, Dalila corre para se despedir de Cassiano antes que ele vá embora, mas não dá tempo, os barcos já estão se distanciando no horizonte. François receia que a partida de futebol resulte num grande vexame. Isabel é criticada na coluna social por ter maltratado e expulso Adrenalina. Ela então vai até o bar de Manuela conversar com Adrenalina e lhe pedir desculpas. Adrenalina volta para casa de Isabel, com a condição de poder acampar no jardim. Começa o jogo de futebol entre os times de Franchico GasparLetícia deseja boa sorte para François antes da dar o pontapé inicial da partida.




21

Cassiano Dalila sofrem de saudades um do outro. Ela passa o dia melancólica olhando para o mar e ele fica desatento ao trabalho no barco, chegando a ser repreendido por Ramiro. François faz um gol, aparentemente em impedimento técnico, e garante a vitória para o time de Franchico. Na entrega do troféu, Amanda tira o troféu da mão de Letícia e entrega para François, dando-lhe um beijo no rostoAmanda pede para um fotógrafo tirar fotos dela com FrançoisPlínio Gaspar sugerem uma revanche contra o time de Franchico. Isabel finge, diante do colunista social Fred Assunção, que não ficou abalada pela nota negativa no jornal. Convida o jornalista, inclusive, para passar em sua casa à tarde, para um surpresa. Letícia vai embora do clube discretamente, preocupada com o sumiço de Vitor. François vai ao carro de Letícia e pergunta se ela está fugindo dele. Ela garante que não e sorri, simpática. François descobre que Amanda é filha de LetíciaGaspar tenta convencer François a jogar no time dele, a pedido de Amanda, mas o arquiteto declina, explicando que não é profissional do esporteGaspar convida François para almoçar na casa dele e o arquiteto aceita, para alegria de Amanda. Serena decide procurar Letícia. Ester adverte Serena de que esta atitude é um grande erro. Serena Ester (Ana Rosa) vão até a casa de Letícia. Neide, a empregada de Letícia, deixa escapar que Vitor foi para o Rio de Janeiro de repente. Isabel recebe o colunista social em casa e se faz de solidária. Ela obriga Adrenalina a tirar várias fotos com ela, como se tivessem uma ótima relação. Serena diz a Letícia que sabe do relacionamento entre ela e Ramiro no passado, mas que tudo isso é um passado superado e que a empresária cometeu um erro de conduta ao evitar negociar com o pescador e dificultar a negociação. Letícia fica surpresa e diz a Serena que o negócio está mantido, embora tenha sido Ramiro quem fugiu dela e colocou outra pessoa para negociar com a empresa. Letícia ainda ressalta que o que aconteceu entre ela e Ramiro no passado diz respeito apenas aos dois, inclusive quanto à possibilidade de ser uma história encerrada ou não. Serena fica estarrecida. Ester toma a iniciativa de levar a amiga embora. Serena desabafa com Ester que Letícia é ainda mais bonita do que ela imaginava. A aldeã cai em si e se arrepende de ter ido à casa da empresária para tentar defender a credibilidade de Ramiro.





22

O colunista Fred Assunção cerca Adrenalina de perguntas sobre sua origem. Perspicaz, a garota mente que não tem família e fugiu de um orfanato. Fred fica intrigado ao que Adrenalina utiliza estrangeirismos em inglês e francês. Ela afirma que aprendeu essas coisas lendo jornal. Mais uma vez ele replica, perguntando se ela lê jornal, e ela retruca: "ué, não é para isso que vocês escrevem lá, para a gente ler de cá?". Fred deixa um cartão com Adrenalina caso ela precise de ajuda. Serena conta para Açucena que Vítor foi para o Rio de JaneiroAçucena teme por não ver Vítor nunca mais e chora. Adrenalina explora Isabel dizendo que se ela não satisfizer seus caprichos, falará mal da socialite para o colunista social. Pessoa não defende a mãe. Letícia conta para Gaspar que Serena e Ester procuraram por ela. Letícia está deprimida por constatar que Ramiro e Serena formam um casal unido. Ela sente que suas esperanças românticas são uma tolice. Gaspar sugere que Letícia se reconcilie com a vida e passe a enxergar outros homens. Para ajudar a combater a melancolia da filha, Gaspar decide ir para o Rio de Janeiro buscar Vítor. Dois rapazes procuram por Adrenalina no bar de Manuela. Sentindo-se ameaçada, ela conta para eles onde Adrenalina está. Adrenalina vê a cena de longe e resolve ir embora. Ela se despede de Pessoa na estrada e os dois se beijam. Os homens misteriosos vão à casa de Isabel e fazem perguntas sobre Adrenalina. Pessoa mente que a moça está no aeroporto pegando o próximo voo para o Rio de Janeiro. Os homens vão a caminho do aeroporto enquanto Adrenalina foge de carona. Olívia Davi chamam Dalila para dar uma volta na cidade. Gaspar chega ao Rio de Janeiro e seu neto está dando uma festa em sua casa. Vítor trata o avô com rebeldia.





23

Visivelmente alterado pela bebida, Vítor apresenta seus amigos a Gaspar. Os jovens aplaudem Gaspar. Gaspar se recusa a fazer parte da cena e dá um ultimato a Vítor: exige que no dia seguinte ele esteja pronto para pegar um avião para Fortaleza. No bar com seu irmão e cunhada, Dalila arrasa dançando uma música tropical. Dalila é aplaudida. Gaspar vai a um bar e se encanta pela cantora, Estela. Ele compra uma flor e envia para a cantora. Ainda dentro do bar, Gaspar tem sua valise furtada. Estela encontra Gaspar na saída do bar, totalmente bêbado, e o leva para sua casa. Gaspar fala sobre si e Estela acha que ele está mentindo sobre sua situação financeira. Dalila confronta Ester e diz que agora, solteira, vai aproveitar melhor a vidaFrançois chega para o almoço na casa de Letícia. Letícia corre para atender a porta na esperança de que seja Gaspar. François presenteia Letícia com orquídeas e Amanda fica com ciúmes. A garota pega as orquídeas para si e diz que vai cuidar das flores. Estela não acredita que Gaspar tem dinheiro. Gaspar volta para casa para buscar Vítor. Há jovens dormindo por todos os cantos. Vitor avisa que não voltará para Fortaleza.





24

Gaspar decide ir embora sem o neto. O carro de Plínio Franchico atola na duna. Letícia diz a François que conversar com ele lhe faz bem. Franchico fica escondido observando as meninas da aldeia tomar banho de rio. Na aldeia de pescadores, Franchico é cercado pelas mulheres. Ele pede ajuda a elas para desatolar o carro na duna. Franchico se encanta por AçucenaGaspar chega a Fortaleza sem VítorGaspar pede a Bonfim que vá até a boate onde conheceu Estela para lhe retribuir o favor feito por ela. Estela descobre que a história que Gaspar contou para ela era verdadeira. Estela rasga o cheque que Gaspar enviou para ela por gratidão. Amanda vai até a casa de Serena pedir desculpas para Açucena pelo o ocorrido em sua casa. Dalila conta para Amanda Pitanga que terminou o namoro com CassianoBonfim entrega a Gaspar a rosa devolvida por Estela.






Comentários


A quarta semana de Tropicaliente acerta ao seguir com o revezamento de personagens, que reforça o teor de leveza proposto pela novela. Mesmo assumindo um ritmo mais lento que o das três primeiras semanas, obtém-se um resultado não repetitivo e leve.

Se na semana anterior Serena havia roubado a cena devido ao desvelo de seu amor, nesta comete o erro injustificável de ir à casa de Letícia infligir-lhe suas perturbações internas. A viúva, por sua vez, passa a semana ressentindo-se devido à ausência de Vitor.

Quem chama mais atenção é Amanda, com sua paixão juvenil por François, embora este pareça não notá-la senão como uma menina. As tentativas de François para aproximar-se de Letícia continuam rendendo apenas sorrisos e curtos diálogos. Uma vez que os pescadores partem para alto-mar, tampouco as cenas da viúva com Ramiro se repetem nesta semana.

Outra que chamou atenção foi Adrenalina, pelo talento da intérprete e pela qualidade do texto. A cena em que Fred Assunção tenta entrevistá-la e recebe em troca um monte de mentiras foi a melhor da semana. 

"_ Você lê jornal? - espanta-se ele.
_ E não é para isso que vocês escrevem lá? Para a gente ler de cá? - responde ela"

Ver Estela dando a Gaspar um maço de dinheiro pré-Real deu a impressão de estarmos assistindo a uma novela de outro país. Outros tempos! No capítulo 72, quando Franchico saca no banco uma maleta de dinheiro em nome de Gaspar, as notas já seriam de real, implantado naquele ano de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido à moderação. Não são permitidos linguagem vulgar ou desrespeitosa, assuntos que fogem à temática do blog, propagandas ou textos em caixa alta.